MAIS

    Com 80 mil pessoas, Desperta Brasil tem recorde de público em Brasília

    Por

    A capital federal reuniu cristãos católicos de vários cantos do Brasil — do Pará a Santa Catarina — desde a tarde desse sábado (30/8) até a manhã de domingo (31/8). Os fiéis estiveram em vigília no Desperta Brasil 2025, que registrou recorde de público, com 80 mil pessoas. Realizado na Arena BRB Mané Garrincha, o evento teve 19 horas ininterruptas de fé, louvor, oração, missa e shows, sendo um dos mais esperados o do frei Gilson.

    Leia também

    Com previsão para começar às 15h30, a edição especial do Desperta Brasil teve início com uma contagem regressiva. Em seguida, o padre Adriano Zandoná subiu ao palco para convocar todos os fiéis a fazerem a oração a São Miguel Arcanjo e clamarem o Espírito Santo. A série de shows começou com a banda Adoração e Vida, de Walmir Alencar e Renatinho Santos. Em uma só voz, cantores e público entoaram a música Gratidão.

    Padre Adriano Zandoná
    Padre Chrystian Shankar

    No palco, haviam duas imagens, sendo uma de Jesus Cristo na cruz e outra de Nossa Senhora Aparecida sob uma coroa gigante. A arena ficou lotada por pessoas de todas as idades — crianças, adultos, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. Arcebispo de Brasília, o cardeal dom Paulo Cezar Costa definiu o evento como “um grande momento de esperança”.

    “Nós precisamos de momentos assim. Nós precisamos de momentos que aqueçam o nosso coração na caminhada. Nós precisamos de momentos que renovem as nossas motivações. A fé nos desperta do nosso marasmo, do nosso sono, e deve nos fazer sonhar, sonhar grande, deve nos fazer termos sonhos segundo os horizontes de Deus. E quem sonha, vive”, destacou o arcebispo de Brasília.

    Arcebispo de Brasília, o cardeal dom Paulo Cezar Costa

    Ao longo de toda a edição, religiosos, cantores e pregadores salientaram que cada pessoa presente no estádio integrava a “grande família” do Desperta Brasil. Vale destacar que o evento católico foi idealizado pelo frei Gilson, do Instituto dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, e pelo padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova, com objetivo de “marcar o país com um grande ato de unidade e devoção.”

    A programação englobou pregações, missa, rosário às 4h da manhã e mais de 10 shows. Uma das atrações mais aguardadas era o padre Marcelo Rossi. Por motivos de saúde, o sacerdote não pôde vir ao evento. Entre tantos instantes de reflexão, o momento conduzido pela irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed, levou os fiéis à introspecção. “Olhe para a cruz e lembre-se: foi por amor”, disse ela se referindo à morte de Jesus.

    Irmã Maria Raquel
    Irmãs Kelly Patrícia e Maria Raquel, do Instituto Hesed

    “Boa noite, Desperta Brasil. Boa noite, povo de Deus”, iniciou o cantor Juninho Cassimiro. Antes de embalar o público com a música O Poço, ele perguntou aos fiéis: “Quem que ir para o céu? Quem quer ir para o paraíso?”. O artista pediu que os presentes no estádio ligassem a lanterna do celular e movimentassem durante as canções. O momento ficou ainda mais bonito com todos entoando o hit católico Teus Planos.

    Juninho Cassimiro

    Presente durante toda a edição, frei Gilson transformou o estádio em um coral. No show, ele emocionou os católicos ao entoar Eu Te Levantarei, Eu Seguirei e Deixa Deus Sonhar em Ti, entre outras. Com as músicas na ponta da língua, o público cantou junto ao religioso. Durante a apresentação do carmelita, o CEO da Arena BRB, Bernardo Bessa, anunciou que o evento teve recorde de público de 80 mil pessoas.

    Seguindo a máxima “domingo com missa, semana na graça”, o culto religioso teve início à 0h. O padre Roger Luis, da Canção Nova, presidiu a cerimônia. Na homilia, o sacerdote frisou: “A sua missão é sustentar essa nação no avivamento do Espírito Santo”. Depois, foi a vez da Comunidade Colo de Deus subir ao palco para uma apresentação inesquecível.

    Show do frei Gilson no evento
    Frei Gilson; e o CEO da Arena BRB, Bernardo Bessa, que anunciou o recorde de público
    Pregação do frei Gilson

    Na madrugada, frei Gilson fez uma pregação em que enfatizou: “Quanto mais Espírito Santo mais você vai amar Jesus”. Como de costume, os católicos foram convidados a rezar o rosário. Os mistérios gozozos, luminosos, dolorosos e gloriosos foram rezados em adoração a Jesus Eucarístico. Padres e religiosos conduziram a oração em contemplação à vida de Jesus. Houve também a consagração à Nossa Senhora.

    Momento de adoração no Desperta Brasil 2025
    Frei Gilson em adoração
    Desperta Brasil 2025

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.