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    Com desfiles saturados, grifes exploram novos formatos de apresentação

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    As passarelas são regra nos desfiles de moda há gerações. Contudo, a indústria vive uma saturação do formato, a ponto de grandes grifes usarem a criatividade e investirem em novas estratégias para apresentar suas coleções. Entre a tradição centenária e a busca por inovação, a moda encontra formas de manter o espetáculo vivo, proporcionando a manutenção da relevância global da moda de luxo.

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    filme-curta-metragem-demna-na-gucci-dirigido-por-spike-jonze - metrópolesKendall Jenner em curta-metragem lançada pela Gucci para apresentar coleção de primavera/verão 2026

    Os primeiros registros de desfiles de moda datam do século 19, quando a alta-costura começou a organizar apresentações privadas, em Paris. De lá para cá, a moda viveu inúmeras mudanças e evoluções, mas os desfiles pouco mudaram. Uma tecnologia aqui, um protagonismo do modelo ali — o desfile, porém, é essencialmente o mesmo.

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    A importância dessas apresentações é inegável, já que proporciona uma experiência sensorial para os convidados presenciais e um espetáculo em escala global para o público digital, como explica Tamara Lorenzoni, estrategista de marcas com atuação internacional e especialista no mercado de luxo.

    “A passarela é o momento em que a marca revela ao mundo a essência do seu trabalho. Grandes maisons sabem que um desfile não termina na primeira fila, mas continua nos feeds, nos vídeos e nas imagens que circulam em segundos. Assim, a passarela conecta a marca tanto ao especialista quanto ao consumidor final, criando vínculos simbólicos que sustentam a percepção de valor”, explica a profissional em entrevista à coluna.

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    O desfile tradicional permanece como o padrão nas semanas de moda, graças ao histórico centenário e a boa aceitação de grande parte do público. Nos últimos anos, contudo, a indústria observa o surgimento de alternativas ao formato clássico sobre a passarela.

    Desfiles digitais, experiências em realidade aumentada, filmes autorais e instalações artísticas reestruturaram a maneira de apresentar as coleções usadas por grifes recentemente. Na última semana, o Milão Fashion Week recebeu duas apresentações inusitadas: uma “caça aos ovos”, da Diesel, e um curta-metragem da Gucci para a divulgação da coleção de primavera/verão 2026.

    “A Diesel, ao espalhar peças pela cidade, aproximou-se de uma linguagem urbana e democrática. Já a Gucci, ao revelar em primeira mão a coleção de 38 looks no Instagram e em um curta metragem, reforçou a força do audiovisual como meio de emoção e alcance. Esses movimentos não significam o fim dos desfiles, no entanto, revelam que as grifes estão dispostas a experimentar novas plataformas narrativas”, conclui Tamara Lorenzoni.

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    Diesel substitui desfile por “caça aos ovos”

    A coleção de primavera/verão 2026 da Diesel foi apresentada de uma forma inédita no Milão Fashion Week, na última semana. Ao invés da tradicional passarela, a grife espalhou redomas transparentes pela cidade italiana, cada uma com um modelo vestindo uma peça da nova coleção.

    A ação mobilizou não apenas aqueles que seriam convidados para a apresentação tradicional, mas também fashionistas da cidade, imprensa e curiosos com as ativações por Milão. De acordo com a marca, quase 5 mil pessoas se inscreveram no aplicativo que mostrava a localização das cápsulas.

    4 imagensColeção primavera/verão 2026Diferentes espaços receberam as redomasAção da DieselFechar modal.1 de 4

    Cápsulas foram espalhadas por Milão

    Diesel/Divulgação2 de 4

    Coleção primavera/verão 2026

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    Diferentes espaços receberam as redomas

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    Ação da Diesel

    Diesel/Divulgação

    Curta-metragem de Demna na Gucci

    A estreia de Demna para a grife italiana Gucci aconteceu na terça-feira (23/9), na Itália. Diferente de outras agendas do Milão Fashion Week, a etiqueta resolveu apresentar o estilista recém-chegado e a masi recente coleção não com um desfile convencional, e sim com um curta-metragem exibido apenas para convidados.

    O filme The Tiger foi co-dirigido pelos cineastas Halina Reijn e Spike Jonze; o último, vencedor do Oscar em 2000 e 2014. Com uma trama que envolve o núcleo da família Gucci, o elenco traz nomes de peso como Demi Moore, Edward Norton, Ed Harris e mais.

    Como a produção gira em torno da grife, o figurino, obviamente, é composto pela coleção La Famiglia, que marca a estreia de Demna pela Gucci. Os visuais do acervo foram praticamente desfilados no tapete vermelho, entrada do local do evento onde o filme foi exibido.

    5 imagensKendall JennerEd HarrisEstreia de Demna na GucciFilme foi lançado em MilãoFechar modal.1 de 5

    Edward Norton

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    Kendall Jenner

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    Ed Harris

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    Estreia de Demna na Gucci

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    Filme foi lançado em Milão

    Gucci/Divulgação

     

    Confira o filme lançado pela Gucci: