Portal Estado do Acre Notícias

CPMI do INSS: como familiares de Careca e Camisotti atuavam na farra

cpmi-do-inss:-como-familiares-de-careca-e-camisotti-atuavam-na-farra

CPMI do INSS: como familiares de Careca e Camisotti atuavam na farra

Familiares do empresário Maurício Camisotti e do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, eram sócios de uma complexa rede de empresas suspeita de ocultar recursos do esquema que descontou mais de R$ 6 bilhões de aposentadorias.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o escândalo do INSS aprovou a convocação de Tânia Carvalho Antunes, esposa do Careca, e de Romeu Carvalho Antunes, filho do casal. Os parlamentares ainda convocaram Cecília Montalvão Simões, esposa de Camisotti, que alegou não ter dinheiro para comparecer ao colegiado. A CPMI rebateu, dizendo que o custeio dos deslocamentos já estava previsto nos requerimentos de convocação, mas aceitou marcar nova data para o depoimento dos três, anteriormente previsto para esta quinta (18/9).

Leia também

Além dos familiares, a CPMI também convocou, nesta semana, outros sócios de empresas envolvidas no esquema, como Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Júnior, ligados ao Careca, e o advogado Nelson Willians, que aparece com movimentações de R$ 4,3 bilhões em relatório do Coaf anexo às investigações da Polícia Federal (PF). Os três confirmaram presença nas oitivas, que iniciam às 9h.

Camisotti e o Antunes foram presos na Operação Cambota, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal (PF), um desdobramento da Operação Sem Desconto, baseada em inquérito que listou 38 matérias do Metrópoles, publicadas desde dezembro de 2023.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Camisotti e Antunes a faltarem na CPMI, mas negou habeas corpus para sócios e familiares. Antunes chegou a confirmar presença para a última segunda-feira (15), mas desistiu de ir.

Conforme integrantes do colegiado ouvidos sob reserva, a cúpula da CPMI considerou que a confirmação de presença de Antunes foi uma ameaça, inclusive a políticos que estariam envolvidos na fraude. O colegiado convocou familiares dos alvos, que também são investigados pela PF, como forma de marcar posição de que a comissão não seria utilizada para servir aos interesses dos suspeitos.

14 imagensFechar modal.1 de 14

Maurício Camisotti, dono da Total Health, é investigado como “beneficiário final” das fraudes contra aposentados

Reprodução/redes sociais2 de 14

Lobista Antonio Antunes, o Careca do INSS

Reprodução/TV Senado3 de 14

Relatório do Coaf mostrou pagamentos milionários considerados atípicos de Nelson Wilians para Maurício Camisotti

Divulgação4 de 14

PF apreende réplica de carro de Fórmula 1 em operação contra fraudes no INSS

Reprodução/PF5 de 14

Ferrari apreendida pela PF durante nova fase da Operação Sem Desconto, que apura a “Farra do INSS”

Reprodução/PF6 de 14

Dinheiro apreendido pela PF durante operação contra fraudes no INSS

Dinheiro apreendido pela PF durante operação contra fraudes no INSS7 de 14

PF apreende obra de arte em operação contra fraudes no INSS

Reprodução/PF8 de 14

Malas da Louis Vuitton

Reprodução/PF9 de 14

Obra de arte apreendida durante operação da PF contra fraudes no INSS

Reprodução/PF10 de 14

Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo11 de 14

Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo12 de 14

Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo13 de 14

A chegada do lobista, apontado como operador no esquema de descontos indevidos no INSS, foi realizada sob forte aparato policial

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto14 de 14

A chegada do lobista, apontado como operador no esquema de descontos indevidos no INSS, foi realizada sob forte aparato policial

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

“Ele [o Careca do INSS] fugiu da responsabilidade, mas iremos até o fim. Esse crime contra os aposentados não pode e não vai ficar impune”, afirmou a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora de alguns dos requerimentos aprovados.

As testemunhas que não forem localizadas, segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, serão procuradas pela polícia do Senado em todos os estados do país para que compareçam à CPMI do INSS.

“Essa comissão não tem qualquer compromisso em proteger absolutamente ninguém. Parente, quem quer que seja, [tendo] nexo causal, nós faremos a convocação”, disse após a aprovação dos requerimentos.

Entenda a participação dos convocados

Romeu Carvalho Antunes

Tania Carvalho dos Santos

Cecília Montalvão Simões

Rubens Oliveira Costa

Milton Salvador de Almeida Júnior

Nelson Wilians

Sair da versão mobile