Em várias regiões do estado do Ceará (CE), as noites dessa segunda (15/9) e terça-feira (16/9) foram marcadas por intensas queimas de fogos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), 95 pessoas, envolvidas nas ações, foram detidas até o momento.
As ações teriam sido coordenadas por facções criminosas. Informações apontam que, na primeira noite, a queima de fogos teria sido realizada pelo Comando Vermelho (CV), em comemoração à tomada de territórios.
Leia também
-
63 tiros de fuzil: blindagem não salvaria ex-delegado, diz Gakiya
-
A rotina de tensão do promotor jurado de morte pelo PCC
-
Bandido tenta fugir pelo telhado e acaba morto pela polícia. Vídeo
-
Influencer denuncia importunação em ponto turístico: “Ficou pelado”
Já na terça, o estouro de rojões seria uma intimidação do Terceiro Comando Puro (TCP) à facção rival. Isso porque o grupo teria firmado uma união com outras duas facções locais — batizadas de Guardiões do Estado (GDE) e Massa — com o intuito de aniquilar o CV do estado nordestino.
Veja:
“Sentirão o braço forte da lei”
Por meio das redes sociais, o governador do Ceará Elmano de Freitas comentou as prisões. “Mais de 50 criminosos envolvidos em facções foram presos pela nossa polícia já agora à noite. Maioria em Fortaleza. Prenderemos todos que queiram tirar a paz da população. Reforçaremos o policiamento onde for preciso. Quanto mais tentarem desafiar, mais sentirão o braço forte da lei”, declarou.
Além das prisões, os investigadores apreenderam armas, munições, aparelhos celulares e dezenas de fogos de artifício — usados pelos suspeitos para comemorar a tomada de comunidades e intimidar os rivais.
Os presos foram levados à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), na capital, e às delegacias municipais e unidades regionais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado.
Eles são investigados pelas práticas de crimes como associação criminosa, pichação e por integrarem organização criminosa.
Comunicado oficial
Um texto divulgado por criminosos do Terceiro Comando Puro do Ceará (TCP-CE), na última segunda-feira (15/9), anunciou o início de um embate violento que pode transformar a guerra entre criminosos ainda mais sangrenta no estado nordestino.
No texto, os faccionados afirmam que, a partir da data sinalizada no comunicado, “um grande passo no crime foi dado pelo estado”. Isso porque, as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Massa teriam se juntado ao TCP com um único objetivo: dizimar o Comando Vermelho (CV) do estado do Ceará.
Fontes do Ministério Público confirmaram à coluna que o comunicado é oficial. “Vamos eliminar essa raça imunda! Frisando a todos que hoje a GDE e Amigos da MASSA estão vindo fechar no TCP CE pra continuar sua luta contra o CV (sic)”, escreveram os bandidos.
O texto diz que a união se dá com o objetivo de trazer “dias melhores”. “Frisamos que hoje o TCP CE vem com uma doutrina totalmente diferente e mostrando o crime de verdade, onde cada qual manda na sua área, sem mandar na área do próximo.”
Confira o comunicado na íntegra :
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
O anúncio é datado de 15 de setembro
Arte/Metrópoles2 de 6
Adultos e menores foram presos
Divulgação/SSPDS-CE3 de 6
Além das prisões, os investigadores apreenderam armas, munições, aparelhos celulares e dezenas de fogos de artifício
Divulgação/SSPDS-CE4 de 6
Foram duas noites de queimas de fogos
Divulgação/SSPDS-CE5 de 6
As facçãoes cariocas são rivais e dominam regiões do Ceará
Reprodução/X6 de 6
Arte/Metrópoles