Dias 10 e 11 de outubro marcarão o encerramento da IV Copa Thaumaturgo de Futebol Jr – Campeonato Thaumaturguense de Futebol de Base, edição que já é considerada a maior da história da competição. O evento será realizado no Estádio Arena Thaumaturgo, reunindo os grandes finalistas de um torneio que começou em maio e contou com mais de 30 equipes e 300 atletas, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-17, Sub-20, Olímpico e Feminino (Taça Vangela Maria).
Promovida pela gestão municipal, através do prefeito Valdélio Furtado, e organizada por diversas entidades locais, como o Programa Selo UNICEF, NUCA, CMDCA e a Escolinha CF7, a competição tem se consolidado como uma das maiores do futebol de base do Vale do Juruá.
Com o tema “O esporte para educar e disciplinar! Promovendo valores e princípios”, a edição 2025 reforça o papel do esporte na formação cidadã, inclusão social e protagonismo juvenil, envolvendo atletas da zona urbana, rural, Resex Alto Juruá, assentamentos e povos originários.
Programação Especial
A final contará com uma programação especial que inclui:
Inauguração da ampliação das arquibancadas do Estádio Arena Thaumaturgo, com presença do deputado federal Zezinho Barbary, autor da emenda que viabilizou a obra;
Participações do prefeito Valdélio Furtado, do vice-prefeito Edésio Matos, secretários e vereadores; Sorteios de prêmios e vendas de rifas; Premiação dos “The Best” – os melhores atletas de cada categoria e naipe.
Finais Confirmadas:
Sub-17: Sport Boys x Escolinha Fla (reedição da última final)
Sub-20: Sport Boys x Escolinha Fla (reedição da final de 2023)
Olímpico (Sub-23): Sport Boys x Escolinha CF7 (final inédita)
Feminino (Taça Vangela Maria): As Guerreiras FC x Espanha (duelo inédito)
As finais das categorias Sub-12 e Sub-14 ainda serão definidas até os dias do evento.
A IV Copa Thaumaturgo é uma ação que integra o legado do Selo UNICEF no município, sendo realizada com base no Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPA), e já abordou temas como igualdade de gênero, combate ao racismo e mudanças climáticas.
Fotos: Lara Claudia, Evair Silva e Cleudon França