A erva-cidreira, cientificamente conhecida como Melissa officinalis, é uma planta medicinal da família da menta e do boldo. Ela é popular pelo seu aroma e sabor cítrico, sendo amplamente usada como chá.
Leia também
-
Sofre com dor de cabeça? Veja 4 chás que ajudam a aliviar o incômodo
-
Nutricionista revela 5 chás anti-inflamatórios que ajudam a desinchar
-
Rochas feitas de plástico são achadas em ilha no sudeste brasileiro
A nutricionista Danielle Luz Gonçalves explica que o chá da erva é conhecido por propriedades calmantes, ansiolíticas e digestivas. “Estudos apontam que os compostos bioativos, como os flavonoides, ajudam a reduzir o estresse, aliviar sintomas de ansiedade leve, melhorar a digestão e até contribuir para a redução de dores de cabeça de origem tensional.”
Além disso, segundo a professora da Uniceplac, o chá tem efeito antioxidante, ajudando a combater radicais livres no organismo.
Danielle acrescenta que a erva pode ajudar no sono. “A erva-cidreira age no sistema nervoso central, potencializando a ação do ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que promove relaxamento e reduz a excitabilidade cerebral.”
“Isso significa que o chá pode diminuir a agitação mental e facilitar a indução do sono, especialmente em pessoas que sofrem com insônia leve ou dificuldade para “desligar” antes de dormir. Não é um sedativo forte, mas sim um recurso natural que melhora a qualidade do descanso quando associado a uma rotina de higiene do sono”, acrescenta.
Para dormir bem, é importante criar um ambiente propício ao sono, estabelecer uma rotina, evitar estimulantes e praticar hábitos relaxantes
Getty Images
É fundamental manter o quarto escuro, silencioso e confortável, evitar o uso de eletrônicos antes de dormir
Getty Images
Se tiver dificuldades em dormir, procure um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo
Getty Images
Tente relaxar antes de dormir, tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir música relaxante
Getty Images
Dormir bem traz o sentimento de felicidade
Getty Images/Reprodução
Como preparar?
O preparo deve ser simples, mas respeitar as características da planta para preservar seus óleos essenciais:
- Utilize 1 a 2 colheres de sopa das folhas frescas ou 1 colher de sopa das folhas secas para cada xícara de água (200 ml).
- Ferva a água, desligue o fogo e só então adicione a erva-cidreira.
- Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos — esse detalhe é fundamental para evitar a perda dos compostos voláteis.
- O consumo ideal é de 1 a 2 xícaras ao longo do dia, sendo uma delas cerca de 30 minutos antes de dormir.