Portal Estado do Acre Notícias

Dino suspende repasses de emendas a Sena Madureira após indícios de irregularidades

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta segunda-feira, 15, a suspensão do pagamento de emendas parlamentares destinadas a nove municípios brasileiros após relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar indícios de crimes na aplicação dos recursos. No Acre, a cidade de Sena Madureira foi incluída na lista.

De acordo com o relatório, foram identificados problemas como superfaturamento, desvio de recursos, favorecimento de empresas e ausência de comprovação de compras de bens. Além disso, os municípios não cumpriram as exigências de transparência na execução das emendas.

O caso chama atenção pelo volume de recursos envolvidos. As nove cidades sob investigação estão entre as dez que mais receberam emendas individuais entre 2020 e 2024, somando R$ 724 milhões no período. Entre elas, apenas São Paulo não apresentou apontamentos da CGU.

Com a decisão, Dino também determinou o envio do material à Polícia Federal, que deverá abrir novos inquéritos ou agregar os dados às investigações já em andamento.

Com informações do UOL

Sair da versão mobile