A Polícia Civil decretou a prisão preventiva de Hiago Michael Polese (foto em destaque), 21 anos, ex-presidente da Associação dos Universitários de Nova Petrópolis (AUNP). Estudante de arquitetura, ele é acusado de desviar mais de R$ 430 mil da entidade e está foragido desde a semana passada, quando foi deflagrada a operação “Rota Desviada”.
Segundo as investigações, o esquema envolvia a manipulação das mensalidades pagas pelos estudantes. Antes de serem transferidos para a conta oficial monitorada pela prefeitura, os valores eram desviados. Há ainda suspeita de superfaturamento em boletos e simulação de despesas operacionais com notas fiscais inconsistentes.
Leia também
-
Envolvidos em tráfico tratavam animais em casa: “Dei dipirona”
-
Tráfico de animais: criminosos exibem espécies em catálogos on-line
-
Nairobi e comparsas: presos do CV operavam rede de extorsão e tráfico
-
Macaco-prego esperto: áudio exclusivo expõe elo de TH Joias no tráfico
O caso foi descoberto após fiscalização da Prefeitura de Nova Petrópolis identificar falhas na contabilidade da associação, como saldo incompatível e ausência de depósitos. O desvio afetou diretamente o orçamento dos estudantes, gerou dívidas com fornecedores e inflou artificialmente a base de cálculo da subvenção pública destinada ao transporte universitário.
Durante a operação, a polícia cumpriu sete mandados de busca e apreensão no RS e no PR, apreendendo documentos e equipamentos eletrônicos. Polese não foi localizado. Há indícios de que ele deixou um dos endereços na véspera da ação e destruiu provas. O habeas corpus solicitado pela defesa foi negado, e o mandado já consta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
A polícia pede que informações sobre o foragido sejam repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou WhatsApp da delegacia: (54) 98122-6666.