MAIS

    Estudo do BC diz que trabalho por aplicativo cresceu 170% desde 2015

    Por

    Dados do Banco Central (BC) mostram que o número de trabalhadores por aplicativos apresentou crescimento em 170% passando de 770 mil para 2,1 milhões desde 2015.

    De acordo com o estudo, publicado nesta quinta-feira (25/9) no Relatório de Política Monetária, o avanço foi impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e pelo baixo custo de entrada nesse tipo de atividade.

    Em contrapartida, a população ocupada no país cresceu 10%. O banco avaliou que o aumento expressivo no número de trabalhadores por aplicativo é resultado dos avanços do uso de novas tecnologias.

    O fisco afirmou que a participação desses trabalhadores, no entanto, ainda é pequena em comparação com o universo total do mercado de trabalho, representado 2,1% da população ocupada e 1,2% da população em idade de trabalhar.

    Leia também

    Além disso, o BC avaliou que o estudo indicou que os novos postos de trabalho por aplicativo não foram criados em detrimento das demais ocupações e a maioria dos trabalhadores vem de fora da força de trabalho, ou seja, a maior parte dos trabalhadores por aplicativo saem da situação de desemprego.

    Para realizar o levantamento, o BC utilizou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que mede os principais dados do mercado de trabalho.