MAIS

    Feminicídios, roubos e latrocínios caem, mas estupros sobem em agosto

    Por

    O estado de São Paulo registrou queda nos índices de homicídios, latrocínios e feminicídios em agosto de 2025, quando comparado ao mesmo mês em 2024. Apesar disso, os casos de estupro e lesão corporal subiram no mesmo recorte temporal. Os dados são do balanço mensal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), divulgado nesta terça-feira (30/9).

    Segundo a pasta, em junho deste ano, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram 23 casos investigados. O número caiu para 15 em agosto. As unidades policiais especializadas também registraram uma morte a menos que no mesmo mês no ano passado.

    Leia também

    Em relação aos estupros, o número de denúncias foi muito parecido entre agosto de 2024 e o mesmo mês em 2025. Além disso, o número de casos tipificados com esse crime subiu de 280, registrado em agosto de 2024, para 293, no mesmo mês, mas neste ano.

    Homicídio e latrocínio

    • Em agosto de 2025 foram contabilizados 190 homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, em todo o estado de São Paulo.
    • O número representa cinco casos a menos do que o mesmo recorte temporal do ano passado e significou o menor número da história para um mês de agosto.
    • A capital paulista teve a maior redução no crime, passando de 47 para 34 casos, baixa de 27,6%.
    • Mesmo assim, ainda mantém uma média superior a um homicídio doloso por dia.
    • No ano, o estado de São Paulo acumula 1.628 assassinatos intencionais, com uma subida de 10 casos quando comparado com o mesmo período em 2024.
    • Apesar disso, trata-se da segunda menor marca histórica para o período.
    • Os latrocínios também caíram e pela primeira vez a soma do ano ficou abaixo dos 100 registros, sendo 92 registros – uma redução de 20,6%.

    Roubos

    Os índices dos crimes de roubo também registraram quedas consecutivas em São Paulo, tanto na análise do mês de agosto, quanto no acumulado dos oito primeiros meses do ano. Os dados alcançaram as menores marcas em 25 anos.

    O mês de agosto teve 13.235 registros de roubos em geral, em 2025. O número representa uma queda de 12,8% em relação a agosto do ano passado, quando foram contabilizados 15.185 casos.

    No acumulado do ano, a redução dos crimes patrimoniais cometidos com violência ou ameaça foi de 14,7%. O índice passou de 132.224 para 112.766 ocorrências, considerado o menor patamar da série histórica no estado.