O legado deixado por Grace Kelly, a eterna Princesa de Mônaco, ultrapassou as fronteiras da monarquia e do cinema. Antes de se casar com o príncipe Rainier III, foi uma das atrizes mais consagradas de Hollywood, vencedora do Oscar e estrela de clássicos dirigidos por Alfred Hitchcock. Após sua união com a realeza, consolidou-se como um dos maiores ícones de estilo do século 20, admirada por sua elegância discreta, sofisticação atemporal e influência direta nas tendências de moda que ainda ecoam até hoje.
Um grande exemplo disso é o vestido azul usado como figurino do clássico filme Ladrão de Casaca, que inspira releituras até os dias atuais. Vem entender!
Ladrão de Casaca
Em Ladrão de Casaca (1955), Grace Kelly consolidou-se como ícone de elegância graças aos figurinos criados por Edith Head, que traduziram o luxo da Riviera Francesa em vestidos de linhas limpas e tecidos sofisticados.
Leia também
-
Neta de Grace Kelly homenageia figurino icônico usado pela avó
-
Wandinha: veja as principais mudanças no figurino da 2° temporada
-
Taylor Swift explora glamour burlesco em figurinos do novo álbum
-
Retrofuturismo domina Quarteto Fantástico da trama ao figurino
A pedido de Alfred Hitchcock, cada look foi pensado para reforçar a personalidade glamourosa e sedutora da personagem Frances Stevens, com destaque para o delicado vestido azul-claro e o deslumbrante modelo dourado de gala, que transformou a atriz em uma verdadeira “joia viva”. Mais que peças de figurino, os trajes marcaram a história da moda no cinema e anteciparam a aura de realeza que definiria Grace Kelly dentro e fora das telas.
Vestido azul usado pela princesa Diana em Cannes
Em 1987, a princesa Diana Spencer marcou presença no Festival de Cannes usando um vestido azul-claro inspirado no figurino de Grace Kelly. O modelo, assinado pela designer Catherine Walker, fez uma referência notável ao longa-metragem Ladrão de Casaca.
Já na 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza, as sobrinhas de Lady Di, Lady Eliza Spencer e Lady Amelia Spencer, combinaram looks etéreos e harmoniosos criados pelo ateliê de alta-costura Cappellazzo Couture. Os trajes motivaram diversos comentários na web apontando semelhanças entre os vestidos usados pelas gêmeas e as roupas de Kelly e princesa Diana.
76ª Gala da Cruz Vermelha Monegasca
Para um dos eventos mais prestigiados do verão monegasco, a modelo e influenciadora Alexandra Saint Mleux – conhecida por ser namorada do piloto de fórmula 1 Charles Leclerc – também homenageou o icônico figurino de Grace Kelly. A releitura sob medida usada pela jovem leva assinatura do estilista Antoine Guerin.