Henrique Fogaça é chef de cozinha, empresário, cantor, ativo em causas sociais e apaixonado por esportes radicais. Além da gastronomia, ele encontra no exercício físico e em competições, como o rally, uma forma de extravasar. Segundo ele, as experiências podem ser comparadas diretamente com a intensidade de liderar uma cozinha em pleno funcionamento.
Em entrevista à revista L’Officiel Hommes, Fogaça explicou como enxerga a semelhança entre os esportes radicais que pratica e a rotina da gastronomia profissional.
“Tanto no rally quanto na cozinha, você precisa ter controle total sobre a pressão e tomar decisões rápidas. Nas competições, cada segundo importa, e é necessário reagir na hora, com precisão. A mesma coisa no meio do serviço, não dá para hesitar, o foco tem que ser total”, declarou.
O chef também destacou que, em ambos os contextos, não basta ter preparo técnico: é preciso resistência mental e um time bem alinhado. “Um dia puxado na cozinha demanda tanto do corpo quanto da cabeça, e no rally é igual. Nos dois é importante entender o valor de cada decisão e como a equipe precisa estar alinhada.”
Essa intensidade e visão estratégica também estarão em pauta durante o Metrópoles Talks, evento em que o jurado do Masterchef Brasil participará para compartilhar sua trajetória, desafios e aprendizados dentro e fora da gastronomia. Os ingressos para o dia 28 de outubro podem ser comprados pelo Sympla.
Metrópoles Talks
O Metrópoles Talks é o braço de palestras do maior portal de notícias do Brasil. Um espaço no qual mentes brilhantes compartilham ideias, experiências e visões que inspiram e provocam reflexões.
Grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em São Paulo, a médica Ana Claudia Quintana Arantes convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente. Antes dela, a capital paulista reuniu Ingrid Guimarães e Glenda Kozlowski em um bate-papo bem-humorado e informativo sobre a chegada da menopausa.
O último nome que se apresentou no ciclo de conversas em Brasília foi a escritora best-seller Carla Madeira. Em março, a campeã mundial, finalista olímpica e empresária Hortência compartilhou insights importantes sobre comprometimento, preparação, concentração e foco.
Em dezembro de 2024, a fisioterapeuta, sexóloga, especialista em sexualidade feminina e youtuber Cátia Damasceno compartilhou os bastidores de décadas de atendimentos no consultório e trouxe histórias com as quais muitas pessoas se identificam.
Em outubro, o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador. Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez de o navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.
Henrique Fogaça – Lições de uma vida sem receita pronta
Data e horário: 28 de outubro, às 20h
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Bravos, na rua Coropé, 88 – Pinheiros
Ingressos: Sympla