A sexta-feira (26/9) deve ser de chuvas em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e no litoral da Bahia, em razão do avanço de uma frente fria marítima. Algumas instabilidades podem avançar de forma localizada até o agreste e partes do sertão. Chuva mais intensa também ocorrem no litoral de Sergipe e Pernambuco, enquanto na Paraíba e no Rio Grande do Norte a precipitação segue moderada e espaçada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para a faixa entre Rondônia e Amapá, passando pelo centro-norte de Mato Grosso, pegando o extremo noroeste goiano. O alerta foi registrado com o grau de severidade de “perigo”, segundo patamar mais intenso na escala usada pelo órgão.
No Sudeste, a entrada de ventos marítimos mantém a umidade sobre o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, resultando em chuvas de fraca a moderada intensidade, com possíveis episódios mais fortes e acumulados expressivos em algumas áreas.
Leia também
-
Chuvas castigam Sudeste e Centro-Oeste: confira o clima na sua região
-
Clima: temperaturas despencam no Sul e chuvas causam alertas pelo país
-
É primavera: frente fria, chuvas e ciclone marcam virada de estação
-
Frente fria traz mais chuvas e risco de tempestades para o país nesta 5ª
As pancadas também atingem a zona da mata e o leste de Minas Gerais, com potencial para raios e trovoadas. Nas regiões mais interiores de São Paulo e Minas, o tempo deve permanecer firme, com baixos índices de umidade, em alguns pontos abaixo de 30%.
O Centro-Oeste apresenta condições variadas. Em Mato Grosso, a metade norte do estado terá pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, especialmente à tarde, com caráter irregular e ocorrendo apenas em pontos isolados.
Nuvens de tempestade
Já a metade sul do estado pode registrar chuvas mais fracas e dispersas. Em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o dia será de predomínio de sol entre nuvens, com calor se intensificando ao longo do dia e tempo firme. A umidade nessas regiões permanece relativamente baixa, mas o calor pode favorecer formações isoladas de nuvens de tempestade ao final da tarde.
Enquanto isso, o Sul do país permanece com temperaturas baixas e tempo firme na maior parte da região, exceto no litoral paranaense e norte de Santa Catarina, onde há chuva fraca a moderada. Algumas áreas do alto da serra gaúcha e catarinense podem registrar geadas. Ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h, devem soprar sobre os três estados.
No Norte do Brasil, o calor e a elevada umidade do ar seguem favorecendo a formação de áreas de instabilidade. Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Roraima registram pancadas de chuva que podem variar de moderadas a fortes, especialmente à tarde e à noite. Apesar de localizadas, essas precipitações têm potencial para gerar temporais rápidos, com raios e rajadas de vento.
O sol ainda aparece entre nuvens em grande parte da região, mas a combinação de calor e umidade mantém o risco de chuva forte e descargas elétricas. Acre e Amapá apresentam tempo mais firme, com menor presença de nuvens, enquanto no Tocantins a chuva se restringe apenas ao extremo norte do estado.