MAIS

    Fruta rica em nutrientes melhora a digestão e é um excelente diurético

    Por

    Se você adora o sabor do abacaxi, aqui vai mais um incentivo para incorporar a fruta em sua rotina alimentar: de acordo com a nutricionista Ingrid Albuquerque, o ingrediente é rico em nutrientes como água, fibras e vitamina C. “Além disso, tem um índice glicêmico médio, o que se adapta bem tanto em dietas para emagrecimento quanto para ganho de massa muscular”, compartilha à coluna.

    Os benefícios do abacaxi vão muito além. Ingrid frisa que o alimento tem uma propriedade especial que o diferencia das demais frutas: a presença da enzima bromelina, que ajuda a digerir proteínas, facilitando o processo digestivo. “Por isso, é comum ter o abacaxi assado junto à carne de churrasco, para facilitar a digestão e reduzir a sensação de ‘peso’ que a carne vermelha pode causar”, argumenta.

    Leia também

    Aliado à digestão

    A especialista explica que o papel da bromelina é quebrar as proteínas em moléculas menores, para que, assim, possam ser absorvidas no intestino. Isso ajuda a evitar a constipação (intestino preso) e alta produção de gases com mau cheiro gerado pelas bactérias intestinais que consomem proteínas.

    “Ainda, o abacaxi não está no grupo de frutas que fermentam no intestino (altas em FODMAPs) e pode ser consumido até por aquelas pessoas que estão fazendo tratamento dietético para inflamações intestinal. Eu mesma sempre prescrevo nas dietas dos meus pacientes com essas condições”, acrescenta a profissional.

    “Ter um intestino com um bom funcionamento é fundamental para uma vida saudável e leve”

    Ingrid Albuquerque, nutricionista

    AbacaxiO abacaxi contém bromelina, que ajuda a digerir proteínas

    A única ressalva, segundo a nutricionista, é para pessoas com algum desconforto gástrico com alimentos mais ácidos. “Quem tem o intestino muito solto, também, é preciso limitar a quantidade a ser consumida, pois pode facilitar ainda mais as idas ao banheiro”, observa.

    Efeito diurético

    O abacaxi também é uma fruta diurética, ou seja, excelente para quem tem tendência a reter líquidos e/ou está buscando emagrecer. “Se combinada com hortelã e/ou gengibre, além de ficar uma delícia, potencializa o efeito anti-inflamatório, digestivo e diurético”, diz Ingrid.

    “A fruta aumenta a excreção de líquidos que ficam entre nossos tecidos corporais, fora dos vasos sanguíneos, e dão aquela sensação de inchaço e pressão. Essa retenção de líquidos pode contribuir para a má circulação sanguínea e dificultar a liberação de toxinas do nosso organismo, o que prejudica qualquer objetivo a ser alcançado, especialmente o emagrecimento. Há também um aumento de peso corporal induzido por essa retenção de líquidos, que muitas vezes é confundido com o aumento de gordura corporal, pois há um aumento do volume e das circunferências”, salienta a profissional.

    Refrescante e versátil

    As vantagens de se consumir o alimento não terminam por aqui. Ingrid Albuquerque adiciona à lista de benefícios sua refrescância, devido à grande quantidade de água, além de ser uma ótima opção para combinar com outros ingredientes. “É uma fruta versátil, que pode ser incorporada em sucos, vitaminas e até mesmo drinks”, lembra.

    Abacaxi - MetrópolesO abacaxi é uma fruta diurética

    Receita de suco de abacaxi com hortelã e gengibre

    Ingredientes

    • Duas rodelas de abacaxi;
    • Uma fatia de gengibre;
    • Folhas de hortelã à vontade;
    • 250 ml de água.

    Modo de preparo

    Bater tudo no liquidificador e tomar, sem açúcar.

    “Outra vantagem do abacaxi é que ele é bem docinho, não precisa adoçar, mesmo para aquelas pessoas que sentem mais falta do açúcar. Então, para quem está passando pelo processo de reeducação alimentar e tem o costume de tomar sucos ao longo do dia, o de abacaxi é uma excelente pedida”, recomenda a especialista.

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.