Portal Estado do Acre Notícias

Gatos sentem a energia das pessoas? Especialista responde

gatos-sentem-a-energia-das-pessoas?-especialista-responde

Gatos sentem a energia das pessoas? Especialista responde

A ideia de que gatos “sentem a energia” de alguém é frequentemente tratada como algo místico ou instintivo. No entanto, segundo a veterinária Paula Castro, especializada em medicina felina e responsável técnica pela clínica de cães e gatos da FMU, há fundamentos científicos por trás desse comportamento tão intrigante.

Leia também

“De certa forma, sim. Gatos são animais muito sensoriais e observadores”, afirma a especialista. Ela explica que existem estudos demonstrando que os felinos são capazes de captar e reagir a emoções humanas e também às emoções de outros gatos.

Um desses estudos, segundo Paula, observou como os gatos respondiam a expressões faciais humanas combinadas com determinados sons. Quando expostos a sinais de alegria, como uma voz suave e um rosto sorridente, os felinos reagiam de forma positiva: se aproximavam, pediam carinho, davam cabeçadinhas. Já diante de expressões de raiva, com tons de voz mais duros, era comum ver o animal se afastar, eriçar os pelos ou demonstrar sinais claros de incômodo ou medo.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Os gatos são bastante territorialistas

Getty Images2 de 4

As fitas chamam a atenção dos felinos

Getty Images3 de 4

Os bichanos podem viver em harmonia

Getty Images4 de 4

Oferecer brinquedos interativos deixa o pet entretido

Getty Images

Mas não é apenas pela audição e pela visão que os gatos percebem o mundo emocional ao seu redor. A especialista destaca a importância dos feromônios, substâncias químicas liberadas pelos seres vivos que transmitem mensagens invisíveis, mas perceptíveis para quem é capaz de captar. E nisso os gatos são mestres.

“O exemplo clássico é o consultório veterinário. Quando um gato se estressa naquele ambiente, ele libera feromônios relacionados ao medo. O próximo gato que entrar ali, mesmo que nunca tenha tido uma experiência ruim, pode reagir com estresse ou medo só por ter captado esses sinais”, explica Paula Castro.

Essa sensibilidade, inclusive, tem transformado a forma como clínicas veterinárias atendem os gatos. O uso de feromônios sintéticos de bem-estar, difundidos no ambiente por meio de aparelhos específicos, tem sido uma das estratégias adotadas para tornar esses espaços mais amigáveis.

Apesar de os gatos parecerem “sentir nossa energia”, esse ‘entendimento’ é diferente da compreensão humana acerca dos sentimentos

Feromônios X reações dos gatos

E o mais curioso: não são apenas os feromônios de outros gatos que despertam reações. Os felinos também são capazes de perceber feromônios humanos — inclusive os relacionados ao medo. “Eles reagem a isso com posturas ligadas ao estresse”, explica a veterinária.

Toda essa captação é feita por um órgão chamado vomeronasal, localizado dentro da boca dos gatos. É por ele que os feromônios são processados, provocando respostas que, embora muitas vezes pareçam emocionais, são essencialmente instintivas.

Por isso, apesar de os gatos parecerem “sentir nossa energia”, a especialista ressalta: “Esse ‘entendimento’ é diferente da compreensão humana acerca dos sentimentos. Muitas das reações são instintivas ou condicionadas.”

Sair da versão mobile