Um levantamento da Genial Quaest, divulgado neste sábado (20/9), mostra que a Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, teve uma repercussão negativa nas redes sociais: 83% das menções feitas sobre o tema entre os internautas reprovam a iniciativa dos parlamentares.
As menções negativas também atingem o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o Congresso, impulsionadas por parlamentares e influenciadores alinhados à esquerda. Além disso, a hashtag “#CongressoInimigoDoPovo” e vídeos produzidos por inteligência artificial voltaram a circular nas redes sociais.
PEC da Blindagem
- A Câmara dos Deputados incluiu na pauta dessa terça-feira (16/9) a votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta dispõe de prerrogativas parlamentares e prevê que presidentes nacionais de partidos políticos com representação no Congresso sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
- Em suma, a proposta blinda os parlamentares de investigações criminas enquanto não houver autorização do próprio Congresso, salvo em casos de crime inafiançável ou em flagrante, sem licença prévia da respectiva Casa.
- No caso de crime inafiançável, o texto diz que os autos serão remetidos, dentro de 24 horas, à Casa respectiva, para que, por meio de voto secreto da maioria dos parlamentares, resolva se autoriza ou não a prisão.
- O texto será relatado pelo deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA). Hoje, a Constituição Federal prevê foro especial apenas para presidente e vice-presidente da República, membros do Congresso Nacional, ministros de Estado e o procurador-geral da República.
De acordo com a pesquisa, cerca de 17% das menções foram positivas, publicadas por parlamentares e militantes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacando críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e relembrando decisões contrárias à Lava Jato.
O levantamento, iniciado em 16 de setembro, registrou cerca de 2,3 milhões de menções à PEC da Blindagem, com alcance médio de 44 milhões de perfis por hora.
Leia também
-
Governo tenta manter distância de atos contra PEC da Blindagem
-
CNBB repudia avanço da PEC da Blindagem e mudanças na Ficha Limpa
-
Deputada anuncia saída do União após “coação” por PEC da Blindagem
-
STF dá 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem
“Entre tudo o que foi comentado sobre a PEC da Blindagem no ambiente digital, 46% estão relacionadas diretamente a Hugo Motta e à Câmara dos Deputados”, apontou a pesquisa.
STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou, nessa quinta-feira (18/9), prazo de 10 dias para que a Câmara dos Deputados forneça infomações a respeito da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que ficou conhecida como PEC da Blindagem.
A Corte foi demandada pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) na noite de quarta-feira (17/9), por meio de um mandado de segurança.