Uma decisão da autora de Vale Tudo, Manuela Dias, no enredo envolvendo a doença de Afonso (Humberto Carrão), gerou críticas à Globo nas redes sociais. O motivo foi um diálogo entre Celina (Malu Galli) e Heleninha (Paolla Oliveira), exibido no capítulo do último sábado (30/9). Nele, a irmã de Odete Roitman (Débora Bloch) especula se o diagnóstico de leucemia do sobrinho teria relação com mágoa e tristeza.
“Fico pensando se essa doença do Afonso não é resultado de tanta mágoa, tanta tristeza que meu sobrinho carregou. Uma vida inteira de frustração, sempre em segundo lugar e agora a traição da Fátima”, diz a personagem, sendo repreendida logo depois por Heleninha.
Leia também
-
Quadro na Globo e ex-piloto de F1: quem é Tarso Marques, preso em SP
-
Âncora da TV Globo fala sobre tratamento do filho contra a leucemia
-
Sensitiva revela para Eliana quem tomará o lugar dela na Globo
-
Ana Paula Araújo e Kovalick ficam fora do ar simultaneamente na Globo
Na web, muitos consideraram a cena um desserviço aos pacientes de câncer. “A @tvglobo deveria ter cuidado em uma novela. A autora Manuela Dias optou pela lacração com informações erradas: não há relação entre mágoas ou tristeza e o desenvolvimento do câncer”, escreveu uma internauta, que também criticou outra escolha da autora.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
Humberto Carrão como Afonso em Vale Tudo
Reprodução/Correio 24 Horas2 de 6
Ana Clara de Vale Tudo
Reprodução/Instagram3 de 6
Celina de Vale Tudo
Foto: Reprodução4 de 6
Marco Aurelio
Reprodução5 de 6
Bella Campos como Fátima em Vale Tudo
Reprodução6 de 6
Heleninha (Paolla Oliveira)
Foto: Globo/Divulgação
“Há um banco de doadores internacional (a autora poderia ter mostrado isso, mas claramente está interessada apenas em colocar o conflito da Odete em relação ao Leonardo). Parem de divulgar informação errada. Uma pessoa com diagnóstico de câncer já enfrenta dificuldades, o que ela não precisa é de mais uma”, completou.
Outra crítica destacou o risco de reforçar crenças populares equivocadas: “As pessoas nos comentários propagando crença popular… O mundo está emburrecendo e isso é muito preocupante. A Manuela Dias foi muito irresponsável com esse discurso. Daqui a pouco vai ter gente dizendo que a cura do câncer é a felicidade. Estupidez em sua pureza”.
“A TV Globo agora propaga anticiência, daqui a pouco estarçao falando contra as vacinas, etc”, detonou mais uma internauta.