A Gol Linhas Aéreas anunciou, nessa quinta-feira (25/9), que encerrou as negociações para a fusão com a Azul linhas aéreas. O documento com as informações foi publicado no site da companhia, na área de relações com investidores.
A decisão de encerrar as negociações para a fusão partiu da Abra Group Limited (Abra), controladora indireta da Gol, que enviou uma comunicação a respeito do fato diretamente para a Azul.
“(A Gol) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Companhia recebeu comunicação da Abra Group Limited (Abra), controladora indireta da Gol, informando que a Abra apresentou comunicado à Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. (Azul) encerrando as discussões com relação à possível combinação de negócios que estava sendo negociada entre Azul e Abra, envolvendo a Azul ou suas subsidiárias ou afiliadas”, diz trecho do documento.
A intenção de realizar um processo de fusão entre as duas companhias foi divulgado em 15 de janeiro deste ano. À época a Gol publicou um comunicado ao mercado no qual dizia ter sido notificada pela controladora a respeito da assinatura de um memorando de entendimentos.
Compartilhamento
As companhias aéreas Azul e Gol haviam anunciado, em 23 de maio de 2024, um acordo de cooperação comercial que permitiria o compartilhamento de voos no Brasil a partir do fim de junho daquele ano. A iniciativa abrangeria apenas rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por apenas uma das duas empresas.
A parceria anunciada em maio de 2024 era do tipo “codeshare” (literalmente, “compartilhamento de código”). Isto significa que o consumidor compra uma passagem em uma empresa e, na hora do embarque, pode viajar no avião da outra.
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Este “codeshare” foi alvo de uma análise do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No dia 3 deste mês, a corte determinou prazo de 30 dias para que as companhias notificassem o Cade a respeito do acordo de compartilhamento de voos (“codeshare”). O próprio tribunal avisou que, depois disto, faria a análise para verificar se o compartilhamento de voos representava riscos à concorrência.
Bilhetes da parceria
Em outra nota, endereçada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarece que vai honrar “os bilhetes comercializados no âmbito da parceria”. A Gol opera 147 rotas domésticas e 42 rotas internacionais. A Gol e a Azul são duas das três maiores companhias do setor de aviação do Brasil.