MAIS

    Granizo, chuvas, calorão e ar seco; veja como será o tempo nesta 3ª

    Por

    Um frente fria que teve início nos últimos dias deve causar temporais e até mesmo chuva de granizo ao longo do dia na Região Sul do país nesta terça-feira (2/9). Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o maior volume de chuva deve chegar ao fim do dia a todo o estado do Rio Grande do Sul, mas também devem ser atingidos o leste de Santa Catarina e do Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguai.

    Já o interior do país segue enfrentando o tempo seco e quente, mesmo com a proximidade da chegada da primavera. De acordo com o Inmet, a região central do país deve registrar umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O instituto ainda recomenda que os moradores da região façam grande ingestão de líquidos e evitem desgaste físico e exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia.

    Fechar modal.1 de 1

    Veja a previsão

    A Região Centro-Oeste deve sofrer com as altas temperaturas, que devem causar sensação térmica acima dos 40°C em capitais como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Apesar do calorão, os dois estados estão sob alerta de risco potencial para tempestades, enquanto Goiás (GO) e Distrito Federal (DF) têm aviso meteorológico para baixa umidade.

    Leia também

    No Sudeste, o tempo deve permanecer firme, mesmo com o grande volume de nuvens, principalmente nas capitais. Só deve chover de maneira moderada no norte do Espírito Santo e no oeste de Minas Gerais, próximo à divisa com a Bahia. A previsão máxima para as capitais da região é de 28°C, na cidade de São Paulo (SP). Em Vitória (ES), a temperatura não deve passar dos 23°C. Em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ), a máxima prevista é de 25°C.

    O tempo deve fechar no litoral do Nordeste, em especial nos estados seguintes estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Já nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e na maior parte do Rio Grande do Norte, o tempo deve permanecer estável, com poucas nuvens. A maior máxima prevista para as capitais da região é de Teresina (PI), onde o calor deve chegar aos 37°C.

    No Norte do país, o tempo é instável em diversos estados, como Acre, Amapá, Rondônia e no Amazonas, com exceção do leste do estado, na divisa com o Pará e o Mato Grosso, mas também deve chover no nordeste paraense. Já em Roraima o tempo permanece firme, apesar do alto volume de nuvens.

    A máxima para as capitais do Norte do país deve ficar entre os 33°C, previstos para Rio Branco (AC), e os 35°C, para Macapá (AP) e Porto Velho (RO).