O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta sexta-feira (26/9), durante um evento em São Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “caminhando para a sua quarta eleição” no ano que vem.
Motta abordava o “desafio” de comandar a Câmara diante de “um Brasil polarizado desde a eleição de 2022” quando destacou que Lula já está “em processo de reeleição”.
“Nós temos, pela primeira vez, o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse Motta.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados
Reprodução/BTG Pactual2 de 7
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) em evento em Recife (PE)
Crédito: Rafael Vieira/DP3 de 7
Hugo Motta
Marina Ramos/Câmara dos Deputados4 de 7
Hugo Motta e Davi Alcolumbre entraram no radar do governo Trump
Reprodução5 de 7
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 7
Motta e Trump
Reprodução7 de 7
Motta, Alckmin e Alcolumbre selam união do Executivo e Legislativo contra o tarifaço dos EUA
Divulgação/Pedro Gontijo
O presidente da Câmara prosseguiu dizendo que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e o tarifaço sobre produtos brasileiros e as sanções contra ministros do STF, ambos aplicados pelo governo dos Estados Unidos, impactam a votação de projetos na Casa.
“Tudo isso que faz com que o desafio na Câmara seja muito grande, porque tudo acaba impactando todas as matérias, tudo que se discute acaba nesse debate da radicalização, da polarização, tomando um pouco desses momentos que nós estamos para estar discutindo outras pautas importantes”, completou Motta.
Leia também
-
Tarcísio expõe desânimo a aliados e rechaça enfrentar Lula em 2026
-
Tarcísio nega aval de Bolsonaro para 2026: “Sou candidato à reeleição”
-
Câmara e Senado entram em guerra fria que fragiliza Motta
-
Motta diz que “precisa de mais tempo” para pautar PL da Dosimetria
O presidente da Câmara tem sido pressionado a votar projetos de interesse do governo Lula, como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) e a PEC da Segurança, e também da oposição, como o PL da Anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.