MAIS

    Imortal da ABL, Sarney indica leitura de livro de Edison Lobão

    Por

    A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou nesta semana o projeto de divulgação literária “Na cabeceira dos Acadêmicos”, que vai revelar ao público indicações de leitura de seus integrantes. O primeiro a participar foi o ex-presidente José Sarney, decano da instituição e ocupante da cadeira 38 há quase 45 anos. Entre os cinco títulos escolhidos, Sarney destacou “Memórias e testemunhos: revelações políticas”, de autoria do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão.

    A obra, lançada em agosto no Salão Negro do Congresso Nacional, traz relatos de bastidores dos Três Poderes, do governo Juscelino Kubitschek até a gestão de Dilma Rousseff.

    O livro conta com prefácio assinado pelo próprio Sarney e revela “fatos essenciais que escaparam do conhecimento nacional”, segundo Lobão. O autor afirma que o registro histórico foi construído a partir de experiências diretas ou de relatos de aliados próximos nos bastidores do poder.

    Além de Lobão, Sarney indicou outras quatro obras: Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt; Nexus: uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial, de Yuval Noah Harari; Estórias abensonhadas, de Mia Couto; e José Bonifácio, primeiro chanceler do Brasil, de João Alfredo dos Anjos.

    Leia também

    Lançamento da obra

    O lançamento do livro de Lobão reuniu ministros, ex-senadores e autoridades em Brasília.

    Segundo ele, a ausência de compromissos ideológicos é um dos diferenciais da obra, que percorre episódios como uma reunião entre JK e militares diante de uma insurreição na Marinha e chega até o processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff.

    Aos 88 anos, Edison Lobão acumula trajetória que inclui passagens pelo governo do Maranhão, três mandatos como senador e duas passagens pelo Ministério de Minas e Energia, nos governos Lula e Dilma.

    Com a iniciativa da ABL, o público poderá acompanhar, a partir de agora, o que inspira e instiga intelectualmente alguns dos principais nomes da literatura e da vida pública nacional.