A Receita Federal informou, nesta terça-feira (2/9), que concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024.
Foram contempladas as declarações de Imposto de Renda (IR) entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências. Até o momento, foi pago R$ 36,7 bilhões em restituições de um total de 22,7 milhões de declarações.
A liberação estava prevista para ocorrer em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. No entanto, segundo a Receita, “a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores” até o quarto lote, pago na última sexta-feira (29/8).
“A antecipação no pagamento das restituições reforça o compromisso da Receita Federal com a modernização dos seus sistemas, a agilidade no atendimento ao contribuinte e a valorização da conformidade tributária e da justiça fiscal”, diz o Fisco.
Quem não recebeu a restituição?
Os contribuintes que não tiveram sua restituição liberada podem ter caído na malha fina. Isto significa que a declaração do IR foi enviada com algum erro (informação preenchida incorretamente, dado incompatível ou até suspeita de fraude em análise).
Leia também
-
IR: 4º lote da restituição começa a ser pago; confira quem recebe
-
Ficou de fora do 4º lote do IR? Veja quando sai a próxima restituição
-
Restituição do Imposto de Renda 2025: veja datas de pagamentos
-
Saiba como é feito o cálculo da restituição do Imposto de Renda
Para verificar a situação do processamento da restituição do IRPF, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Na página, é possível acompanhar o processamento da declaração por meio do “Extrato do Processamento”. Quem identificar pendências pode corrigi-las com uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade.
Após regularizar todas as pendências, o contribuinte receberá o pagamento da restituição.