MAIS

    “Isso é apoiar trambicagem”, diz deputado sobre PEC da Blindagem

    Por

    “Isso é você apoiar do assassinato à corrupção, a trambicagem dos parlamentares, o racismo que eles praticam e a pedofilia”, afirmou o deputado federal Ivan Valente (PSol) sobre a aprovação da PEC da Blindagem no Congresso Nacional. Ele é um dos políticos presentes na manifestação que ocorre neste domingo (21/9), na Avenida Paulista, em São Paulo. 

    4 imagensCom balões de sindicatos e homem aranha balançando bandeira de partido comunista, esquerda vai às ruas contra PEC da Blindagem e anistiaSindicatos e movimentos sociais vão a manifestação da esquerda contra a PEC da Blindagem e anistiaApós início, às 14h, ato ficou mais cheio e ocupou todas as faixas da Avenida PaulistaFechar modal.1 de 4

    Manifestação contra PEC da Blindagem e anistia começou às 14h

    Valentina Moreira/Metrópoles2 de 4

    Com balões de sindicatos e homem aranha balançando bandeira de partido comunista, esquerda vai às ruas contra PEC da Blindagem e anistia

    Valentina Moreira/Metrópoles3 de 4

    Sindicatos e movimentos sociais vão a manifestação da esquerda contra a PEC da Blindagem e anistia

    Valentina Moreira/Metrópoles4 de 4

    Após início, às 14h, ato ficou mais cheio e ocupou todas as faixas da Avenida Paulista

    Valentina Moreira/Metrópoles

    “Vai ser o coroamento da derrota feita pelo Brasil inteiro da PEC da Bandidagem e da anistia fajuta do Centrão e da Extrema direita. A PEC da bandidagem, a impunidade total é você dar aos deputados a condição de eles determinarem se eles abrem o processo, quando abrem o processo, e quem os julga. O povo não tolerou e não vai sossegar enquanto não é derrubado”, disse Valente, ao chegar ao local.

    Leia também

    Entre os políticos presentes, a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) afirmou ao Metrópoles que a importância do ato está, também, em mostrar a capacidade de mobilização contrária à extrema direita. “Os parlamentares que votaram na PEC, agora, já se arrependeram”, disse.

    “Estão sendo cobrados nas redes sociais. Acho difícil de que tenham condições de vir para as ruas. Foi-se o tempo em que as pessoas votavam o que queriam sem que houvesse repercussão. Espero que seja um divisor de águas, que daqui para frente haja maior unidade, o que significa separar o joio do trigo, quem é a favor da democracia e quem é contra”, completou Sâmia.

    A deputada ainda criticou a proposta de eventual redução de pena de condenados por atos antidemocráticos e tentativa de golpe, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O relator, Paulinho da Força (Solidariedade), vem sinalizando com a possibilidade de redução de penas. Quando a gente diz que não quer anistia, significa que não tem de ter perdão, mas também não tem de ter amaciamento.”

    Os protestos em São Paulo têm a presença de outros deputados federais, como Guilherme Boulos (PSol) e Tabata Amaral (PSB). Artistas como Marina Lima, Jota.Pê, Otto, Leoni e João Suplicy também devem comparecer às manifestações.

    “Maiores absurdos”

    O cantor Jota.Pê afirmou que a PEC da Blindagem é um dos “maiores absurdos da história recente do país”.

    “Fazia tempo que não via um motivo para reunir todas as pessoas independente de visão política contra um absurdo como esses. E acho muito importante que nós artistas estejamos aqui também, dando nossa voz. Claro, que a gente tem um motivo real para estar aqui: protestar. Mais do que estar aqui por cantar. O importante é a gente estar junto, uma nação, contra um absurdo que é esse da PEC”, afirmou Jota.Pê, ao Metrópoles.

    Manifestações em todo o país foram convocadas por políticos, movimentos sociais, artistas e influenciadores e devem servir como termômetro do poder de mobilização da esquerda, que tem levado bem menos gente a seus atos do que a direita no passado recente do país.

    Os atos ocorrem após o avanço da Blindagem e da Anistia (ainda que em uma versão light) na Câmara. A urgência do texto da Anistia foi aprovada na última quarta-feira (17/9), por 311 a 163 votos. Em seguida, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi designado relator pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

    Veja quem são os artistas que confirmaram participação na manifestação da Aveninda Paulista:

    • João Suplicy
    • Luiz Thunderbird
    • Leoni
    • Otto
    • Rap Plus Size
    • Curumin
    • Sophia Chablau
    • Jota.Pê
    • Camarada Janderson
    • Marina Lima