Portal Estado do Acre Notícias

Item tradicional na decoração brasileira sai de cena em nova tendência

Item tradicional na decoração brasileira sai de cena em nova tendência

As tendências de decoração mudam constantemente devido a inúmeros fatores, como praticidade e sustentabilidade. Por isso, as cortinas clássicas estão saindo de cena e dando espaço para alternativas mais funcionais e modernas.

Leia também

De acordo com o arquiteto Cauê Cordeiro, ter uma casa sem cortinas possui benefícios tanto estéticos quanto funcionais. Além de deixar o ambiente mais clean e minimalista, evita gastos adicionais com manutenção e limpeza.

“Ajuda ainda a criar uma integração entre o ambiente interno e externo, deixando espaços mais iluminados com a entrada de luz solar. Caso a escolha da cortina seja feita de forma errada, pode escurecer ou esquentar o ambiente, por exemplo”, explica o profissional ao Metrópoles.

Dicas para substituir a cortina

Para substituir as cortinas em casa, Cauê Cordeiro recomenda apostar em barreiras físicas ou, se preferir, no tratamento dos vidros. Algumas alternativas são:

Foto colorida de uma mulher na cozinha - MetrópolesPersiana inteligente

Como ter privacidade sem cortinas

Garantir a privacidade da casa sem cortinas pode ser uma preocupação de quem busca ambientes mais abertos e iluminados. Segundo o arquiteto, as alternativas listadas acima ajudam a resolver esse desafio.

Outra opção interessante é o uso de vegetação externa. “Um plano de paisagismo contribui para sombrear o ambiente externo e interno, além de dar uma certa privacidade com as barreiras físicas do jardim, que impossibilita uma pessoa chegar muito perto da janela”, afirma Cauê.

O layout do próprio ambiente também soluciona esse problema. “A organização dos móveis pode fazer com que a pessoa não deixe, por exemplo, a cama bem de frente para a janela. Por isso, é importante pensar em um layout para que não deixe o indivíduo tão exposto àquela janela”, finaliza o arquiteto.

Sair da versão mobile