A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, nessa terça-feira (9/9), uma jovem, de 21 anos, por praticar o crime de extorsão digital em Conceição das Alagoas, município localizado no Triângulo Mineiro. Ela é suspeita de explorar uma página de fofocas local para obter vantagem financeira.
Segundo a Polícia Civil, que deflagrou a operação “Maledicta Bocca” para investigar e reprimir crimes deste tipo, a mulher administrava uma página de fofocas no Instagram intitulada “Leo Dias CDA”, e publicava conteúdos difamatórios sobre os moradores de Conceição das Alagoas e de Uberaba.
Leia também
-
Acidente entre dois ônibus deixa 4 mortos e mais de 30 feridos em MG
-
Cotado para governo de MG, Pacheco adota tom alinhado ao de Lula
-
Foragido da facção mais violenta do Nordeste morre ao confrontar PMGO
Os policiais reuniram, ao longo de 50 dias, evidências de que a suspeita cobrava cerca de R$ 300 para remover as postagens, transformando a prática criminosa em sua fonte de renda.
Segundo o delegado Dr. Bruno Vinícius, responsável pelo inquérito, três vítimas foram identificadas, mas as investigações seguem para localizar as demais.
“A internet não é e nunca será uma terra sem lei. Analisamos mais de 12 mil páginas de conteúdo, e a investigação continua com um volume ainda maior de dados. É um golpe significativo contra a criminalidade digital”, declarou o delegado.
A autoridade policial orienta que outras pessoas que realizaram pagamentos ou foram prejudicadas procurem a Delegacia de Polícia de Conceição das Alagoas para registrar boletim de ocorrência.
Além da prisão preventiva, decretada pela 1ª Vara Criminal do município, a Justiça determinou o bloqueio das contas usadas para receber os valores e a suspensão, por prazo indeterminado, do perfil utilizado para a prática criminosa.
A jovem está detida na Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira, em Uberaba.