Em meio à crise da alta nas hospedagens em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou terça-feira (9/9) que o mercado tem liberdade para regular “para mais ou menos” os preços durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
“Se alguém está cobrando muito caro em Belém e alguém já comprou é porque quer pagar. Nessa história, a gente tem que saber que o mercado pode regular para mais ou para menos”, disse o presidente em entrevista à Rede Amazônica.
O chefe do Planalto reconheceu as dificuldades de infraestrutura na cidade, mas disse estar “muito tranquilo” com a realização do evento.
“Eu conheço a infraestrutura de Belém, eu sei da dificuldade, eu sei da falta de leitos, mas nós estamos fazendo um esforço incomensurável. Só para você ter ideia, só do governo federal tem mais de R$ 6 bilhões investidos na questão de saneamento básico e infraestrutura”, esclareceu.
Leia também
-
CNT/MDA: Lula aparece à frente de Bolsonaro e Tarcísio nos dois turnos
-
Deputado bolsonarista diz que “beijaria Lula” por aumento de militares
-
7/9: Bolsonaro tem pequena vantagem sobre Lula na disputa das redes
-
EUA: Lula diz que navios de guerra no Caribe são “fator de tensão”
E prossegiu: “Agora, as pessoas não pensem que vai ser uma COP Paris, em Madrid, em Roma. Vai ser uma COP feito no Brasil, no estado do Pará, na cidade de Belém, no coração da selva amazônica, inclusive com muito carapanã. Ou seja, não é um desfile de COP, em que as pessoas vão querer comprar coisa, não. Lá, a gente quer mostrar para vocês a Amazônia”.
Ainda sobre a questão das diárias, Lula afirmou que pode dar o exemplo e não vai arcar com hotel caro: “Se precisar de um exemplo, eu dou exemplo. Eu não vou pagar hotel caro”, pontuou.
A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas participem da conferência em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro. A cidade, no entanto, enfrenta uma crise com os altos preços das acomodações. O governo anunciou uma força-tarefa para ajudar nações com menos recursos a encontrarem hospedagem.