A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) interrompeu o serviço 49 vezes, entre janeiro e agosto de 2025. A maioria das intermitências ocorreu devido a problemas internos do Metrô-DF.
Segundo a companhia informou via Lei de Acesso à Informação (LAI), os problemas internos podem ser falhas técnicas, dificuldades operacionais, manutenção corretiva, entre outros fatores de responsabilidade direta do sistema metroviário. No total, neste ano, ocorreram 44 interrupções do tipo.
Leia também
-
Vídeo: passageiros andam nos trilhos após interrupção do Metrô-DF
-
Metrô-DF testará autenticação biométrica de passageiros. Entenda
-
Falha técnica causa atrasos de até 30 minutos em trens do Metrô-DF
-
Após pane no sistema de energia, trens do Metrô-DF voltam a funcionar
Em relação a problemas externos, situações alheias ao controle do Metrô-DF, houve apenas cinco ocorrências registradas, que envolvem interferência de terceiros na via, quedas de energia da concessionária, manifestações, acidentes externos, entre outros.
Veja um resumo mensal das interrupções:
- Janeiro: 6 interrupções internas e 1 externa – total de 7;
- Fevereiro: 6 internas e 0 externa – total de 6;
- Março: 6 internas e 1 externa – total de 7;
- Abril: 4 internas e 1 externa – total de 5;
- Junho: 2 internas e 2 externas – total de 4;
- Julho: 3 internas e 0 externa – total de 3;
- Agosto: 10 internas e 0 externa – total de 10;
Frota antiga
A frota de trens do Metrô do DF tem, ao menos, 14 anos. De acordo com a companhia, a última renovação da frota ocorreu entre julho de 2010 e março de 2011, quando foram incorporados 12 novos trens à operação, denominados “Frota 2000”.
Desde então, não houve aquisição de novos trens.
Atualmente, está em fase de estudo a aquisição de mais 15 trens. Porém, ainda não há previsão de quando serão disponibilizados para a operação comercial.
