O ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), Rui Costa, se manifestou nesta segunda-feira (8/9) sobre as manifestações bolsonaristas do final de semana, que exaltaram a bandeira dos Estados Unidos em meio ao tarifaço imposto pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump.
Nesse domingo (7/9), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estenderam uma bandeira gigante do país norte-americano na Avenida Paulista, em São Paulo, durante manifestação. O ministro da Casa Civil criticou o gesto.
“Eu nunca vi, não conheço na história da humanidade, no dia da independência de uma nação, de um país, alguns políticos, algumas pessoas desse país, sair erguendo a bandeira de outro país. E outro país que tem adotado medidas para destruir o emprego, destruir as empresas e a economia do nosso país. Eu nunca vi isso”, afirmou Rui, em entrevista à Rádio Jacobina, da Bahia.
Leia também
-
Bolsonaristas levam bandeira gigante dos EUA à Paulista
-
Lula usa X para reforçar discurso sobre soberania após 7 de Setembro
-
Manifestação de 7 de Setembro em Recife tem boneco gigante de Trump
-
7 de Setembro: Segurança do DF estima 80 mil pessoas em toda a Esplanada
Para o ministro de Lula, “realmente, fica claro do lado de quem cada um de nós está. Quem sempre esteve ao lado do povo brasileiro e quem usou, até recentemente, a bandeira do Brasil — muitas vezes a gente viu essas pessoas enroladas na bandeira do Brasil — para defender seus próprios interesses e defender aquilo que não interessa à maioria do povo brasileiro”.
A manifestação na Avenida Paulista levou 42,2 mil pessoas às ruas, de acordo com o Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade de São Paulo (USP).
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elogiou reverência à bandeira americana, e disse que o ato representou um “protesto pela liberdade”. “Uma grande bandeira dos EUA pode ser vista em agradecimento ao presidente Donald Trump”, disse o parlamentar.