Indicado pelo presidente Lula ao STF, o ministro Cristiano Zanin segue a conta do comunicador bolsonarista Allan dos Santos no Instagram. A situação é curiosa porque a própria Corte determinou a proibição de uso de redes sociais pelo influenciador, que atualmente mora nos Estados Unidos.
Embora proibido de usar as redes, o ex-apresentador do “Terça Livre” tem conseguido burlar decisões judiciais e manter presença digital. A conta seguida por Zanin, que Allan dos Santos diz ser a quadragésima sétima criada, acumula 1,3 milhão de seguidores. Segundo registros da Justiça, o comunicador deve R$ 7,3 milhões em multas aplicadas pelo descumprimento das ordens.
O ministro Cristiano Zanin preside a Primeira Turma do STF
Antonio Augusto/STF
O perfil de Allan dos Santos no Instagram é seguido pelo ministro Zanin
O perfil de Zanin no Instagram tem 94,2 mil seguidores, entre eles o presidente Lula. Aliados afirmam que o magistrado não tem acessado a conta ultimamente.
Leia também
-
Secretária municipal autoriza curso de R$ 183 mil para si mesma
-
Os dois pontos do STF para barrar anistia a Bolsonaro
-
Senador bolsonarista implora: “Ministra, me julgue no TSE”
-
CPMI que mira Judiciário ganha força após Tagliaferro depor no Senado
Allan dos Santos teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes em 2021, quando deixou o Brasil. Ele é investigado por suposta atuação em organização criminosa, incitação a atos antidemocráticos, ataques às instituições e lavagem de dinheiro.
Washington nega extradição
Naquele mesmo ano, Moraes determinou o bloqueio das contas do comunicador nas plataformas digitais, além de requisitar cooperação internacional para sua extradição.
A embaixada norte-americana foi informada, mas os Estados Unidos não atenderam ao pedido, argumentando que as condutas imputadas a ele não configuram crime na legislação local.