A atriz Claudia Cardinale faleceu aos 87 anos, segundo confirmou seu agente à AFP. Ícone do cinema europeu, ela brilhou em produções italianas, francesas e americanas, deixando uma marca inesquecível nas telas.
Claude Joséphine Rose Cardinale nasceu em La Goulette, na Tunísia, em 15 de abril de 1938. Ainda adolescente, venceu um concurso de beleza que a levou à Itália e abriu as portas para o cinema. Estreou em Goha (1958) e se tornou famosa com filmes como Rocco e Seus Irmãos (1960), O Leopardo (1963) e 8½ de Fellini (1963).
Leia também
-
Atriz Virgínia Cavendish revela segredo de Taís Araújo
-
Iza não comparece à final da Imperatriz; assessoria explica motivo
-
Atriz pornô se converte e choca ao expor nova vida religiosa e radical
-
Jogador do Vasco e atriz do canal de Luccas Neto assumem namoro
Nos anos 1960, estreou em Hollywood, com destaque para A Pantera Cor-de-Rosa (1963) e Era Uma Vez no Oeste (1968). Apesar do sucesso internacional, preferiu o cinema europeu, conquistando prêmios como o David di Donatello e o Nastro d’Argento.
Cardinale também foi embaixadora da boa vontade da UNESCO em defesa dos direitos da mulher desde 2000 e se tornou referência por apoiar causas feministas e sociais ao longo da vida.
Ao longo de sua carreira, Cardinale participou de clássicos do cinema europeu e permaneceu ativa nas telas até os anos 2010. São mais de 150 filmes entre Europa e Hollywood.
