MAIS

    Neoenergia é alvo de uma reclamação a cada 11 minutos

    Por

    Nos últimos 12 meses, a cada 11 minutos, um cliente da Neoenergia procurou canais de proteção ao consumidor para registrar formalmente problemas com a distribuidora responsável pelo fornecimento de energia em 18 estados e no Distrito Federal.

    Leia também

    Foram 28.471 queixas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 14.275 registros no site Reclame Aqui e 5.296 na plataforma do governo federal consumidor.gov.

    Somando, assim, 48.042 reclamações formais contra a distribuidora no período de 12 meses. Os números constam nos referidos sites.

    O site Reclame Aqui reúne as queixas destinadas a todas as empresas do “grupo” Neoenergia. Ao todo, são cinco, todas subsidiárias do grupo espanhol Iberdrola: Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Elektro e Neoenergia Brasília.

    Por conta disso, no Reclame Aqui não é possível saber quantas reclamações foram destinadas a cada uma das distribuidoras de energia.

    Já o site da Aneel discrimina quantas queixas foram registradas na agência reguladora contra cada uma das empresas. A Neoenergia Coelba, que atende municípios do estado da Bahia, lidera, com 13.658 registros. Os problemas tratados com maior recorrência descrevem situações envolvendo falta de energia, extensão de rede e oscilação de tensão.

    A Neoenergia Coelba também conta com o maior número de queixas na plataforma do governo federal. No entanto, no consumidor.gov as reclamações mais numerosas tratam de cobranças irregulares e erros na medição de consumo.