As futuras obras das pontes do Lago Paranoá e a expansão do Metrô em Samambaia e Ceilândia estão encaminhadas, afirma o governador Ibaneis Rocha (MDB). Para o emedebista, são projetos de Estado. O chefe do Executivo local comentou o lançamento dos projetos durante o lançamento da obra de pavimentação da Rodovia Vicinal VC-351, na Ponte Alta do Gama, no entroncamento da DF-475, neste sábado (27/9).
Uma das pontes irá aposentar a pista sobre a barragem do Paranoá. “É grande gargalo. Não tem tráfego de caminhões e tem engarrafamentos todos os dias”, disse Ibaneis. De acordo com o governador, o projeto está pronto. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deverá lançar a licitação em breve. “Já tem a minha ordem para que licite”, anunciou.
Já o projeto da 4ª Ponte do Lago Sul irá conectar as regiões da Quadra 28 com os condomínios do Jardim Botânico, DF-140 e São Sebastião. Considerando os engarrafamentos diários na região e no acesso à Ponte JK, Ibaneis classifica o projeto como extremamente importante. “É uma obra necessária. Até porque ali é uma das áreas que mais cresce no DF. Certamente, é uma obra para a cidade”, pontuou. O obra deverá ser lançada no começo de 2026.
Leia também
-
DF firma acordo com STF e TJDFT para proteger população de rua
-
Ibaneis diz que consórcio pode baratear valor das passagens no Entorno
Segundo Ibaneis, a obra de expansão do Metrô está em andamento. “E lançaremos assim que o Tribunal de Contas (TCDF) liberar, e já perto esta análise, a obra do Metrô da Ceilândia”, antecipou. Além disso, o governador assegurou que até o final do mandato e entregará a reforma e ampliação da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Isso tudo está sendo feito pensando na nossa cidade, no crescimento da nossa cidade, que não para de crescer. Mas quando a gente trabalha em projetos estruturantes, a gente tem que pensar no futuro, para que a gente não tenha mais o atraso no DF”, comentou. “São obras que transpassam os governos. São obras de Estado”, completou. Durante o evento, Ibaneis também garantiu a nomeação de novos policiais civis, penais e militares em 2025.
Ponte Alta
Para o governador, a pavimentação rodovia vicinal é uma importante para desafogar o trânsito e permitir o escoamento da produção rural da região. “A gente consegue sentir o calor e a emoção dessas pessoas que moram nessa região e que durante muitos anos se sentiram abandonadas”, ressaltou. A obra de R$ 13.371.030,84 tem como principal objetivo facilitar a distribuição da produção rural da região.
Segundo o diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur, responsável pela obra, a pavimentação fará a ligação da Ponte Alta com a Ponte Alta Sul, ligando a DF-180 com a DF-475. “É uma grande obra que vai pegar os produtores do setor de chácaras, que não vão ter mais poeira e lama no deslocamento”, afirmou.
Serão 5,5 quilômetros de extensão. Além dos produtores rurais, a pavimentação também irá aliviar o trânsito da BR-060 a da DF-001. O trecho também é utilizado para o transporte escolar de crianças e adolescentes da região.