Durante o inverno, é comum a imunidade ficar na “corda bamba” devido ao tempo seco, umidade baixa e às mudanças nas temperaturas. Uma forma de ajudar o sistema imunológico envolve o consumo de alimentos ricos em nutrientes, como verduras, frutas, legumes, sementes e chás. Conforme aponta a nutricionista Isabella Vorccaro, há infusões “poderosas”.
Leia também
-
Chá anti-inflamatório ajuda a melhorar a circulação e pressão arterial
-
Chá de sene: nutri alerta sobre bebida que atua como detox intestinal
-
Chá anti-inflamatório pode ajudar a proteger o fígado e o intestino
-
3 chás que ajudam a aliviar gases e atuam na limpeza do cólon
“Os chás podem modular inflamações, apoiar o sistema imune, melhorar a digestão e promover o bem-estar físico e mental”, sustenta a especialista. À coluna, ela ensina a receita de uma infusão em que os “ingredientes estão à disposição na cozinha de casa”. No caso, a bebida envolve o uso de gengibre, limão e cúrcuma.
A nutricionista explica o passo a passo do chá de gengibre com limão e cúrcuma
Ollo/Getty Images
Um dos ingredientes do chá com propriedade anti-inflamatória é a cúrcuma
Westend61/Getty Images
A cúrcuma quando combinada com a pimenta-do-reino tem seu benefícios potencializados
Getty Images
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias
Getty Images
O limão é mais um ingrediente da infusão
Julia Kostiuchenko/Getty Images
Modo de preparo do chá
A seguir, confira a receita do chá:
- 1 fatia fina de gengibre fresco
- Suco de meio limão
- 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
- 1 pitada de pimenta-do-reino (para ativar a curcumina)
- 250 ml de água quente
A nutricionista explica que é preciso ferver a água com o gengibre por cinco minutos. Depois, deve-se desligar o fogo, adicionar a cúrcuma e a pimenta-do-reino. “Coe, finalize com o limão espremido e beba”, detalha.
Com relação aos benefícios, Isabella Vorccaro ressalta que “o gengibre atua como anti-inflamatório e digestivo natural”. “A cúrcuma é riquíssima em curcumina, substância com ação antioxidante e moduladora do sistema imune”, complementa. Ela acrescenta sobre “o limão alcalinizar e favorecer a absorção de nutrientes”.
Inclusão dos chás na rotina
A especialista reitera: “Os chás, além de acessíveis, são formas suaves, porém poderosas de incluir terapias integrativas no dia a dia“. Na avaliação da nutricionista, incluir uma infusão na rotina diária “pode ser um ritual de autocuidado com efeitos profundos no corpo, mente e espírito.”
Na hora do preparo da bebida, ela aconselha colocar “intenção, presença e consciência”. Ela orienta: “Transforme sua cozinha em um espaço para cura. Escolha seu chá. Sirva com presença. E permita-se sentir os efeitos da simplicidade inteligente da natureza.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.