Em muitos relacionamentos, sinais sutis podem indicar algo maior do que um simples descuido. Não ser apresentado aos amigos do parceiro, nunca participar de encontros em família ou ter demonstrações públicas de afeto ignoradas nas redes sociais são exemplos de comportamentos que podem revelar uma prática abusiva conhecida como pocketing.
Leia também
-
Cinco sinais de que o seu relacionamento é saudável
-
“Monkey-barring”: tendência tóxica em relacionamentos acende alerta
O termo descreve situações em que uma das partes esconde deliberadamente a relação do convívio social, afetando a autoestima e a confiança de quem é colocado “no bolso”, ou seja, longe da visibilidade.
“Isso significa que a pessoa evita apresentar o relacionamento para amigos, familiares ou até mesmo publicá-lo online. Apesar de cada caso tenha suas particularidades, o comportamento gera insegurança, pois sugere falta de compromisso ou receio de assumir a relação publicamente”, comenta a terapeuta Flávia Ceccato.
Saiba o que é pocketing
Em suma, o termo designa a situação em que a pessoa com quem você está construindo um relacionamento faz de tudo para garantir que a relação parece inexistente para o resto do mundo.
A profissional destaca que as redes sociais trouxeram mais amplitude para o termo. “O dilema surge em geral porque, para alguns, postar fotos significa assumir publicamente a relação, o que transmite compromisso e segurança.”
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
Estar em um relacionamento saudável envolve uma troca de confiança
Getty Images2 de 6
Atualmente, existem diversos tipos de relações, monogâmicas ou não
Getty Images3 de 6
Cada vez mais pessoas se sentem confortáveis para explorar novos tipos de relacionamento
Getty Images4 de 6
Entretanto, a geração Z parece ainda ser majoritariamente monogâmica
Getty Images5 de 6
Pesquisas mostram que dormir com a parceria pode melhorar o sono e o bom-humor
Getty Images6 de 6
Boletos e trabalho acabam com o tesão do brasileiro, segundo pesquisa
Getty Images
“Para outros, manter a privacidade é uma forma de proteger a intimidade e evitar julgamentos externos. A questão está no significado atribuído a esse gesto: a ausência de postagens pode gerar dúvidas e inseguranças, enquanto a exposição excessiva pode causar desconforto”, emenda.
O que fazer, então?
Se você perceber estar em um relacionamento com alguém com essa atitude, o ideal é buscar manter um diálogo franco.
Afinal, conforme elucida Flávia, esconder um relacionamento fora das redes sociais pode indicar falta de clareza sobre os sentimentos ou insegurança em assumir a parceria. “E em alguns casos, isso costuma refletir medo de críticas, conflitos familiares ou até a existência de outra relação”, finaliza.