MAIS

    Onda gigante invade hotel em Hong Kong após supertufão Ragasa. Vídeo

    Por

    Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que o saguão do Fullerton Ocean Park Hotel, em Hong Kong, é invadido pela água do supertufão Ragasa.

    As imagens, compartilhadas nesta quarta-feira (24/9) por meio das redes sociais, mostram o nível da água chegando à altura dos joelhos, um homem sendo arrastado e funcionários pedindo para que clientes deixem o local, após as ondas quebrarem as portas de vidro do hotel e inundarem o espaço.

    Leia também

    Segundo a imprensa local, o hotel informou que ninguém ficou ferido. Em nota, o estabelecimento declarou: “Nenhum ferimento foi relatado; mobilizamos recursos adicionais e estamos fazendo tudo o que podemos para mitigar o impacto causado pelo supertufão para proteger a segurança e o bem-estar de nossos hóspedes”.

    Veja o vídeo:

    Alerta para tufões

    O Observatório de Hong Kong (HKO) emitiu, às 2h40, o sinal T10, alerta máximo para tufões, uma hora após a elevação para T9, enquanto Ragasa atingia ventos de intensidade equivalente a furacões. A sinalização foi reduzida para T8 às 13h20, à medida que o fenômeno se afastava da região.

    As áreas costeiras foram as mais impactadas. Em Heng Fa Chuen e Siu Sai Wan, as ondas alcançaram a altura de postes de iluminação, invadindo pátios residenciais e estradas. Autoridades contabilizaram até as 9h pelo menos 350 ocorrências de árvores caídas, 12 relatos de inundação e um de deslizamento de terra.

    A Autoridade Hospitalar informou que 56 pessoas ficaram feridas e foram atendidas em prontos-socorros, enquanto 791 moradores buscaram abrigo em centros temporários.

    O Ragasa também provocou danos estruturais. Em Sham Tseng, parte da fachada de um condomínio residencial no Bellagio foi arrancada pela força do vento. Apesar da redução da intensidade do tufão, os serviços de emergência seguem em alerta diante dos riscos de deslizamentos e novas inundações.

    Rastro de destruição

    A passagem do Ragasa por Taiwan deixou rastros de destruição. Autoridades do país informaram que, até a manhã desta quarta-feira (24/9), 14 pessoas morreram e 34 ficaram feridas pelo impacto do supertufão. Outras 124 estão desaparecidas.

    De acordo com informações da rede japonesa NHK, as fortes chuvas trazidas pelo tufão causaram o transbordamento de um lago no condado oriental de Hualien.