Após as críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre falhas em um teleprompter e uma escada rolante durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nessa terça-feira (23/9), a Casa Branca informou que o Serviço Secreto do país iniciou uma investigação para apurar se o presidente foi sabotado.
“Se descobrirmos que se tratava de funcionários da ONU que estavam propositalmente tentando prejudicar o presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos, bem, é melhor que essas pessoas sejam responsabilizadas. E eu cuidarei disso pessoalmente”, afirmou a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, à Fox News na noite dessa terça.
Segundo Karoline, “sei que temos pessoas, incluindo o Serviço Secreto dos Estados Unidos, investigando isso para tentar chegar ao fundo da questão”.
Nas redes sociais, a secretária também comentou o incidente: “Se alguém na ONU parou intencionalmente a escada rolante, essa pessoa precisa ser demitida e investigada imediatamente”.
Assista ao momento do incidente:
A ONU, no entanto, atribuiu o incidente a um acionamento acidental de um mecanismo de segurança por um cinegrafista da Casa Branca.
Leia também
-
Trump critica ONU, teleprompter e “escada que parou no meio”
-
ONU explica falha em escada rolante usada por Trump e Melania
-
ONU divulga foto de Trump assistindo ao discurso de Lula
-
Trump está aberto a negociar tarifaço com Lula, diz porta-voz dos EUA
“A escada rolante parou depois que um mecanismo de segurança embutido no degrau do pente foi acionado no topo da escada rolante”, explicou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.
“O mecanismo de segurança foi projetado para evitar que pessoas ou objetos fiquem presos ou sejam puxados acidentalmente pela engrenagem. O cinegrafista pode ter acionado inadvertidamente a função de segurança descrita acima”, completou.
Segundo a NBC News, a operação do teleprompter também era responsabilidade da equipe da Casa Branca.
As falhas foram apontadas pelo presidente ainda no início do discurso, que durou cerca de uma hora. “Tudo que ganhei da ONU foi uma escada que parou no meio. Se a primeira-dama (Melania Trump) não estivesse em boa forma, ela teria caído. Mas ela está em boa forma, nós dois estamos. E, aí, o teleprompter, que não funciona. Isso são as duas coisas que ganhei da ONU: uma escada e um teleprompter ruins”, criticou Trump na fala de abertura da Assembleia Geral.