MAIS

    Papa Leão XIV faz primeira importante nomeação no Vaticano. Veja qual

    Por

    O papa Leão XIV nomeou o arcebispo e jurista Filippo Iannone para o cargo mais alto do Dicastério para os Bispos, um importante departamento do Vaticano, marcando a primeira nomeação significativa na Cúria Romana, nesta sexta-feira (26/9).

    Desde a eleição, o pontífice não havia feito nomeações para cargos importantes na administração central da Igreja Católica, a Cúria.

    Leia também

    O Dicastério para os Bispos, que será comandado por Filippo Iannone, é responsável por supervisionar a nomeação e o acompanhamento dos bispos em todo o mundo. Com essa escolha, o papa dá um passo importante em decisões estruturais para a administração da Igreja Católica.

    Imagem colorida de bispo Filippo Iannone assumirá, em 15 de outubro

    Segundo o Vaticano, é a “primeira nomeação de um chefe de Dicastério por Leão XIV, que confia ao atual prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos o órgão curial por ele mesmo conduzido de janeiro de 2023 a maio de 2025”.

    Filippo Iannone assumirá, em 15 de outubro, o cargo de prefeito responsável pelo Dicastério que cuida de Textos Legislativos.

    “A nomeação de dom Iannone é a primeira do pontífice agostiniano para um cargo de chefe de Dicastério. Antes desta sexta-feira, a única escolha para um cargo de chefia em um órgão da Cúria Romana tinha sido a de 22 de maio, a religiosa do Instituto das Irmãs Franciscanas dos Pobres, irmã Tiziana Merletti”, informou o Vaticano.

    O arcebispo tem 68 anos e longa experiência em tribunais, universidades pontifícias e arquidioceses, tendo ocupado vários cargos em Roma, incluindo como membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica.