O vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) afirmou em entrevista à coluna nesta quarta-feira (17/9) que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, deveria sentir “vergonha” ao defender a saída do Brasil dos Brics.
“O Zema deveria ter vergonha na cara, porque a China é a maior parceira comercial de Minas Gerais. ⅓ do PIB mineiro exportado vai para a China. E aí o Zema, comedor de casca de banana, tem a coragem de falar que se fosse presidente tiraria o Brasil dos Brics. Tem que ser muito corajoso ou muito burro. Se não tivermos mais relação com a China, ele vai quebrar o Estado de novo”, disse o vereador.
A tia-avó de Pedro Rousseff, a ex-presidente Dilma Rousseff, preside atualmente o Banco dos Brics.
Zema: “Brics é colcha de retalhos”
Zema lançou sua pré-candidatura à Presidência em agosto durante um evento em São Paulo. Na ocasião, afirmou que, se eleito, retiraria o Brasil do bloco.
“Brics é uma colcha de retalhos. O Brics é uma colcha de retalhos, é um Frankenstein. Analisa quem compunha o Brics inicialmente. Esses países estão próximos, geograficamente, do Brasil? Não estão. Quem tem ido para os Brics são regimes autoritários, em sua maioria, e inimigos dos Estados Unidos”, declarou o governador.