Envelhecer, naturalmente, traz uma série de desafios para o corpo. Os exercícios para idosos, como musculação, caminhada, hidroginástica ou pilates, ajudam a aumentar a massa muscular, e a manter a densidade óssea, e melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória.
Leia também
-
Comunidade arrecada R$ 100 mil para idoso parar de trabalhar
-
Chá anti-inflamatório ajuda a aliviar sinusite e a limpar vias aéreas
-
Escorpião amarelo em casa? Veja sinais e como proteger o local
A educadora física Kelly Cristina Crispim, explica que na prática de atividades em academias, é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional, assim é possível diminuir e evitar lesões ou erros na execução dos exercícios.
“Manter o corpo em movimento é uma forma de garantir melhor postura, flexibilidade corporal, equilíbrio e até para realizar atividades do dia a dia de forma autônoma”, revela.
A professora de musculação aponta que treinar não é só uma questão estética. “É uma forma de envelhecer com mais saúde, independência e qualidade de vida. Não havendo restrições físicas e de saúde, todo exercício pode ser praticado, sempre respeitando os limites individuais.”
Fazer exercícios físicos pode “atrasar” o envelhecimento?
A atividade física regular ajuda a manter o corpo ativo e saudável ao longo dos anos. Kelly acrescenta que com o envelhecimento, é comum aparecerem doenças como hipertensão e diabetes, mas treinar, junto com uma alimentação equilibrada, ajuda a controlar níveis de colesterol, glicose e pressão arterial.
“Os exercícios também fortalecem ossos e músculos, prevenindo problemas como osteopenia, osteoporose e sarcopenia (perda de massa muscular). Durante a atividade, o corpo libera hormônios ligados ao bem-estar, como a endorfina, que melhoram o humor, a disposição e até a qualidade do sono”, emenda.
Para a especialista praticar exercícios, em qualquer idade, é ideal para a qualidade de vida, saúde mental e física e bem-estar.
8 imagens
Fechar modal.
1 de 8
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images2 de 8
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images3 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images4 de 8
Praticar atividade física é essencial
Getty Images5 de 8
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images6 de 8
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images7 de 8
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images8 de 8
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
Confira 5 exercícios essenciais para fazer no dia a dia:
Se manter ativo é um dos caminhos mais eficazes para envelhecer com saúde, energia e autonomia. Confira os exercícios importantes que a profissional recomenda:
- Agachamento ajuda nos atos de levantar e sentar.
- Flexões de braço ajudam a ter mais força para empurrar algo.
- Remadas e puxadas, ajudam a puxar algo.
- Alongamento colabora com a flexibilidade corporal.
- Outros exercícios, como caminhadas, pedaladas e musculação são ótimos para movimentar o corpo, manter a circulação ativa e ter mais resistência e autonomia em ações simples do cotidiano.