Portal Estado do Acre Notícias

Pesquisa mostra realidade de quem vive em municípios mineradores

Pesquisa mostra realidade de quem vive em municípios mineradores

Pesquisa inédita avaliou as condições de vida de moradores de 79 cidades mineradoras em todo o país. Foram avaliados critérios como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, além de desenvolvimento econômico e finanças públicas.

Leia também

Foram definidos como municípios com atividades de mineração aqueles que apresentaram ao menos 5% de sua receita total proveniente da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) em algum ano entre 2018 e 2024. A partir desse critério, foram selecionados 79 municípios, concentrados principalmente nos estados de Minas Gerais (35) e Pará (13), e nas regiões Sudeste (36) e Norte (19).

Dos cinco municípios com pior resultado,quatro estão no Pará e um na Bahia. São eles: Santa Maria das Barreiras (PA), Ipixuna do Pará (PA), Cumaru do Norte (PA), Oriximiná (PA) e Andorinha. O estudo apontou que as cidades enfrentam dificuldades persistentes na oferta de serviços públicos e em condições ambientais, mesmo com arrecadação mineral significativa.

Na outra ponta, estão três municípios de Minas Gerais, um de Santa Catarina e outro de São Paulo. São eles: Rio Abaixo (MG), Treviso (SC), Itaoca (SP), Alvorada de Minas (MG) e Itatiaiuçu (MG). Todos eles tiveram resultado acima do apresentado pela média das cidades brasileiras, com bom desempenho em saúde, educação, proteção social e meio ambiente.

Confira:

A pesquisa foi realizada pelo Agenda Pública. O resultado completo pode ser encontrado no site da organização.

Sair da versão mobile