Portal Estado do Acre Notícias

Planalto prega “cautela” de Lula em telefonema com Trump

planalto-prega-“cautela”-de-lula-em-telefonema-com-trump

Planalto prega “cautela” de Lula em telefonema com Trump

Apesar de avaliarem como positivo o saldo do discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, integrantes do Palácio do Planalto defendem que o presidente Lula adote “cautela” na conversa com o americano.

Fontes ouvidas pela coluna comemoram o aceno de Trump e reconhecem que houve um “distensionamento”, mas ressaltam que o republicano é “imprevisível” e que o petista deverá ser “estratégico” na conversa.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Lula e Trump

Arte/Reprodução2 de 4

3 de 4

Lara Abreu / Arte Metrópoles 4 de 4

Arte Metrópoles

Auxiliares do presidente brasileiro ainda defendem que Lula aborde, especialmente, questões ligadas aos acordos comerciais entre Brasil e Estados Unidos, e deixe de lado as polêmicas sobre a condenação a Jair Bolsoanro.

Como mostrou o Metrópoles, a expectativa é de que o diálogo, anunciado pelo próprio Trump em seu discurso na Assembleia Geral da ONU  ocorra por telefone na próxima semana.

Leia também

Discurso de Trump

Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump falou brevemente com o presidente Lula. Eles se abraçaram e confirmaram que irão conversar “na semana que vem” para discutir as tarifas impostas ao Brasil.

Em aceno, e em meio a risadas, Trump disse que gosta de Lula e que “só faz negócios com gente de quem ele gosta”.

“Eu estava aqui, encontrei o líder do Brasil ao entrar. Eu falei com ele e nós nos abraçamos, e as pessoas ficaram falando: ‘dá para acreditar nisso?’. Nós concordamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para falar, mas aqui foi tipo 20 segundos, mas nós conversamos”, declarou Trump.

Sair da versão mobile