A Polícia Civil do Paraná (PCPR) interditou, nessa terça-feira (9/9), um ponto de vendas de uma ótica localizado no centro de Curitiba. O local é acusado de enganar clientes com falsas promoções para capturar dados pessoais e, em seguida, contratar empréstimos em nome das vítimas.
Segundo o delegado Cássio Dias Conceição, as investigações começaram há cerca de três meses e já tinham resultado, na primeira fase, na prisão de uma pessoa ligada ao esquema.
Leia também
-
Adolescentes são investigados após vídeo de suruba em ônibus vazar
-
Suruba em ônibus: adolescentes que aparecem em vídeo são identificados
-
Veja o que se sabe sobre suruba de adolescentes em ônibus abandonado
-
Secretaria de Educação se manifesta sobre suruba entre adolescentes
O golpe funcionava de maneira simples, mas eficaz. Os consumidores eram atraídos pela promessa de descontos em óculos por meio de um suposto programa público.
Para ter acesso ao benefício, precisavam fornecer documentos e informações pessoais. Dessa forma, os dados eram usados para solicitar empréstimos fraudulentos.
Na segunda fase da operação, deflagrada nessa terça, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão no estabelecimento e determinaram a suspensão das atividades da ótica. Documentos e equipamentos foram recolhidos para análise.
A Polícia Civil informou que as apurações continuam, com o objetivo de identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado às vítimas.