Você está tranquilo em casa e, de repente, sente aquele olhar fixo vindo do seu cachorro. Ele não late ou se mexe, só te encara. A cena parece inofensiva e até fofa, mas o que está passando pela cabeça dele?
Leia também
-
Quais hábitos nunca fazer ao deixar o cachorro sozinho em casa
-
Seu cachorro sempre pede comida à mesa? Aprenda como reduzir o hábito
-
Vídeo: cachorro “adota” filhotes de gata e vira protetor nº 1 dos pets
-
Adotei um cachorro de rua, e agora? Veja cuidados e primeiros passos
Para entender esse comportamento, a veterinária comportamentalista, doutora em psicologia e diretora do Instituto de Saúde e Psicologia Animal (INSPA) Ceres Faraco explicou ao Metrópoles o que isso significa. Segundo ela, há muitas razões para um cão encarar seu tutor, a maioria ligada à forte comunicação que existe entre os dois.
“O olhar fixo pode expressar vínculo emocional. Quando o cachorro te encara tranquilo, sem motivo aparente, ele pode estar simplesmente demonstrando afeto e conexão”, explica. Esse gesto afetuoso é mais do que uma simples troca de olhares, é um momento de liberação de oxitocina, o chamado hormônio do apego, tanto em humanos quanto em cães.
Mas nem sempre o olhar é sobre amor. Às vezes, o cão está apenas tentando entender o que você está fazendo ou o que vai acontecer. “Eles são especialistas em observar nossos movimentos, como levantar da cama, calçar os chinelos ou ir à cozinha. Ficam atentos porque sabem têm consequências”, diz a veterinária.
Ceres também aponta outras possíveis razões para o olhar insistente: “Pode ser um pedido por comida, passeios ou atenção, ou uma tentativa de ler seu estado emocional. Os cães nos observam para entender como estamos e como devem se comportar.”
Além disso, ela destaca que muitos aprendem, com o tempo, que encarar pode render recompensas, como petiscos, elogios ou carinho. E, claro, há o fator social: cães são animais gregários. “Se estão entediados ou sozinhos, usam o olhar forma de chamar atenção e reduzira frustração.”
O pet traz alegria ao lar
Freepik2 de 5
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Lum3n/ Pezels3 de 5
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral4 de 5
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
Reprodução/GettyImages 5 de 5
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik
Atenção ao olhar fixo do cachorro
Por outro lado, o olhar fixo também pode indicar que algo não vai bem. Segundo a especialista, é importante ficar atento a sinais que exigem mais cuidado. “Um olhar duro, prolongado, acompanhado de rigidez corporal, rosnado ou dentes à mostra pode ser um aviso de agressividade. Já em cães idosos, encarar o nada ou agir de forma repetitiva pode ser sinal de perdas cognitivas”, alerta a especialista.