Calças soltas em formato macacão, luvas coloridas e saias com múltiplos tecidos foram alguns dos elementos presentes no desfile da Prada de primavera/verão 2026. Na coleção, chamada de Body of Composition (Corpo de Composição, em tradução livre), a grife italiana foi contra a maré de diferentes maneiras. Uma delas foi nas cores. A etiqueta optou por misturar tons diversos e não-complementares — o que tornou o desfile uma passeata distópica e colorida.
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Modelo desfila com top solto no desfile da Prada de primavera/verão 2026
Texturas e assimetria
A textura também não foi poupada nas criações. Em uma mesma peça e de formas assimétricas, a grife reuniu renda e seda. As modelos vestiam tops soltos, com casacos e shorts curtos ou saias longas. Na maior parte dos outfits, havia sobreposição de peças de diferentes cores.
As saias com diferentes texturas chamam atenção na coleção
Um dos elementos mais vistos no desfile foi a sobreposição de peças
O vermelho foi uma cor que apareceu em diversas peças da marca
Formas e a sobrecarga contemporânea
Com um longo vestido verde de saia rodada e drapeada, a label ainda trouxe excentricidade ao adicionar luvas como acessórios, fechando com saltos brancos nos pés das modelos. O mesmo molde ainda foi visto em uma versão na cor roxa. O conceito artístico da construção visual foi descrito como “uma resposta à sobrecarga da cultura contemporânea”.
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A definição da label sobre a coleção das peças em formatos incomuns foi de que a criação visa comunicar uma recomposição do que seria a elegância, libertando-se da “hierarquia ordinária presente nas construções visuais”. O objetivo foi trazer uma verdadeira leveza ao vestuário, fugindo do convencional.
O modelo de saia drapeada foi apresentado em diferentes cores
As luvas deram o tom nas composições visuais
Os casacos acompanhavam tops e shorts
Conceito artístico por trás do desfile
Investindo no radicalismo para dar conceito artístico às peças, a Prada questiona as “propriedades fundamentais das roupas”. Isso fica perceptível no design das saias, suspensas nos ombros das modelos, e até mesmo nos sutiãs soltos e desprovidos de estrutura.
Saias penduradas nos ombros das modelos foram peças que se destacaram
A ideia era incorporar o conceito de movimento nas roupas
Os óculos de grau participaram de diversos outfits
A ideia é que as peças possam “flutuar” e mudar ainda no corpo — refletindo as próprias oscilações do indivíduo. Na coleção primavera/verão 2026, pode-se dizer que a grife investiu na flexibilização das roupas como espelho da natural capacidade de adaptação, comum ao ser humano e à sociedade. Cada composição visual “transforma-se constantemente, insistentemente, em reação ao agora”, nas palavras da brand italiana.
Na galeria abaixo, veja mais cliques do desfile da Prada para Milão Fashion Week primavera/verão 2026:
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A label também apresentou casacos e sobretudos
Daniele Venturelli/WireImage via Getty Images2 de 4
A seda foi uma dos tecidos mais vistos no desfile
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O movimento das peças faz parte do conceito artístico
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A grife ainda incorporou diferentes bolsas no desfile
Daniele Venturelli/WireImage via Getty Images