Diante da variedade de sabores ao redor do mundo, é difícil eleger os melhores preparos. Contudo, desde 2018, o TastleAtlas se “responsabiliza” por premiar pratos tradicionais e culinárias regionais. Ele funciona como um “mapa-múndi” das comidas, sendo uma referência no assunto.
No quesito brasilidade, a premiação reconhece alguns pratos típicos, entre eles o escondidinho brasileiro, já eleito a caçarola mais bem avaliada do mundo.
Leia também
-
Como fazer a receita brasileira eleita uma das 10 melhores do mundo
-
Receita brasileira: prato típico é eleito um dos 10 melhores do mundo
Segundo a plataforma, o escondidinho é uma caçarola tradicional. “Pode ser feita com uma variedade de ingredientes – carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. O original é chamado de escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne seca e salgada e purê de batatas”, descreve o TasteAtlas em seu site oficial.
Escondidinho de carne de sol
A origem do preparo não é certa. Sabe-se que os ingleses fazem a famosa Shepherd’s Pie, que já tinha a ideia de empilhar carne moída ou desfiada (que podia ser de carneiro ou boi) e purê de batata. Contudo, o escondidinho é um dos pratos mais populares no Brasil, principalmente na região Nordeste, onde, normalmente, leva carne seca ou de sol desfiada sob uma massa de mandioca ou batata, coberta por queijo. Há variações com frango, presunto e queijo, carne de porco e camarão.
“A carne seca é preparada com tomates, cebolas, alho e diversos temperos. É colocada em uma assadeira e coberta com purê de batatas e, muitas vezes, queijo ralado. A combinação é assada no forno até dourar por cima. O nome do prato significa “pequeno escondido” , referindo-se à carne escondida sob uma camada de purê de batatas”, acrescentou o TasteAtlas.
No levantamento da plataforma, o escondidinho ficou com uma avaliação de 4,4 estrelas — sendo 5 a nota máxima. A análise é feita por meio de avaliação popular e considera se a pessoa come, é indiferente ou não gostou do prato.