Os sex toys são acessórios que podem apimentar a relação e potencializar o orgasmo. Entre os mais famosos está plug anal, comumente usado no processo de dessensibilização para a penetração anal, e que também pode ser um grande aliado no prazer por si só.
Leia também
-
Assim como Carol Lekker: veja dicas para curtir uma maratona sexual
-
Setembro Amarelo: como a saúde sexual e mental podem andar juntas
-
15 posições exóticas para conquistar de vez aquele contatinho no sexo
Apesar do sucesso, o acessório requer alguns cuidados. Por vezes, viralizam casos de pessoas que ficam o acessório preso dentro do corpo.

Em 2024, por exemplo, a atriz de conteúdo adulto australiana Alicia Davis revelou, em suas redes sociais, que “perdeu” um plug anal no próprio corpo após manter relações sexuais com um parceiro. Ela relatou que tentou retirar o objeto sozinha e, como não teve sucesso, procurou ajuda médica.
No hospital, foi submetida a exames e só conseguiu tirar o plug anal sob sedativos, dois dias após a entrada no centro médico. O caso, que viralizou na web, levantou dúvidas sobre a segurança desse tipo de sex toy. A resposta é que, sim, eles são seguros, desde que utilizados com os devidos cuidados.
O fetiche acontece quando uma pessoa se sente atraída e excitada por algo bem específico
Getty Images
A fantasia, por sua vez, é algo mais voltado a um desejo ou imaginação que você pode ou não querer colocar em prática
Getty Images
Elas servem como um meio de explorar desejos e estimular a excitação sexual, sem necessariamente serem essenciais para a satisfação sexual
Getty Images
o fetiche sexual é caracterizado pela obtenção de excitação e prazer por meio de um objeto específico, parte do corpo ou situação particular
Getty Images
Para que um comportamento seja considerado fetichista, a presença do objeto ou contexto fetichizado é frequentemente necessária para que a pessoa alcance satisfação sexual
Getty Images
Plug anal ajuda a explorar zona altamente sensível
A sexóloga Cátia Damasceno explicou que o sucesso plug se dá por ele aproveitar ao máximo a fisiologia do ânus, uma zona erógena incrivelmente sensível. “Com milhares de terminações nervosas, a região anal pode proporcionar uma variedade de sensações que vão do prazer sutil ao êxtase intenso.”
Para muitos iniciantes no sexo anal, o plug pode servir como uma ferramenta preparatória.
“Ele ajuda a relaxar e a dilatar gradualmente os músculos anais, diminuindo a possibilidade de desconforto ou dor durante a penetração com o membro do parceiro. Esse treinamento é especialmente útil para quem teve experiências passadas desagradáveis e quer ‘destraumatizar’, ou para quem deseja experimentar o sexo anal sem pressa”, reforça Cátia.
Contudo, vale ficar atento para não errar na hora de escolher o primeiro plug ou o produto específico para cada ocasião. Confira algumas sugestões de plugs para os iniciantes.