MAIS

    Professora presa em escola por matar marido policial com pesticida

    Por

    Uma professora foi surpreendida pela Polícia Civil dentro da sala de aula onde dava aula em São João dos Patos (MA), nesta quarta-feira (3/9). Dilceana Dias Barbosa, de 42 anos, é apontada como responsável pela morte do próprio marido, o sargento da Polícia Militar Itean Carvalho Barbosa, ocorrida em maio deste ano.

    Em 12 de maio, o militar começou a passar mal em casa e foi levado às pressas para a UPA da cidade. Diante da gravidade do quadro, acabou transferido para o Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís. Três dias depois, morreu.

    Leia também

    O corpo foi submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML). O resultado revelou a presença de Metomil, pesticida de uso agrícola altamente tóxico, descartando a hipótese de morte natural e reforçando a suspeita de envenenamento.

    Com base nos laudos periciais, a Polícia Civil abriu inquérito e reuniu provas que indicariam o envolvimento da esposa no crime. A Justiça do Maranhão decretou a prisão preventiva, cumprida nesta quarta-feira. Após a detenção, Dilceana foi levada para a Unidade Prisional de São João dos Patos, onde ficará à disposição da Justiça.

    Natural de Paraíbano, no interior do estado, Itean Barbosa ingressou na PM em 2001. Servia no 35º Batalhão do Médio Sertão Maranhense. A morte dele gerou grande comoção entre colegas e familiares. A Polícia Militar, na época, emitiu nota lamentando a perda. O casal tinha três filhos.