Portal Estado do Acre Notícias

Projeto “Todos Contra o Aedes aegypti” mobiliza 620 profissionais de saúde em todo o Estado

O Instituto Sapien, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Acre, concluiu na última sexta-feira (25) a segunda etapa do projeto ‘Todos Contra o Aedes aegypti’, iniciativa de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 O projeto reuniu mais de 600 profissionais de saúde e alunos de escolas públicas em todo o Estado, fortalecendo as estratégias de prevenção nos municípios.

A inauguração da segunda etapa do projeto ocorreu na Capital, no dia 18 de setembro, com a primeira formação reunindo 400 profissionais de saúde das regionais do Alto e Baixo Acre, abrangendo municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri e Sena Madureira.

Essa capacitação foi o ponto de partida para o Dia D de Mobilização Territorial, realizado em 19 de setembro, que mobilizou 26 escolas públicas dos cinco municípios, envolvendo alunos do 3º e 4º anos em atividades lúdicas e educativas sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Já na região do Juruá e Envira, a programação aconteceu no dia 25 de setembro em Cruzeiro do Sul, quando 220 profissionais, entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, participaram das atividades de formação conduzidas pelo consultor técnico em arboviroses Giovanni San Miguel. 

**Dia D**

No dia seguinte à formação, em 26 de setembro, foi realizado o Dia D, envolvendo 55 escolas públicas das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, onde estudantes participaram de atividades práticas e educativas voltadas à prevenção das arboviroses.

A coordenadora do projeto, Danielle Freitas, destacou a importância dessas ações integradas. “Quando capacitamos os agentes, ampliamos o alcance das ações nas comunidades. Eles se tornam multiplicadores de conhecimento, engajando a população em um esforço coletivo para eliminar os focos do mosquito e proteger vidas”, afirmou.

**Resultados**

O Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, anunciou que os resultados da parceria já podem ser observados. “Entre janeiro e setembro havia previsão de 14 mil casos de dengue no município, mas com o trabalho da força tarefa, o número ficou em 2.816”, comparou, apontando para uma redução de 80% dos casos.

“Todo esse trabalho de formação educativa é muito importante porque nos garante multiplicadores no combate aos mosquitos. Nós estamos passando agora por um verão com chuva, o que tende a agravar mais as condições transmitidas por vetores e a gente faz um esforço enorme para garantir que esses indicadores de infecção por dengue, se mantenham baixos”, ressaltou o secretário. 

O médico veterinário Sérgio Ricardo Argimon, da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, reforçou a relevância do trabalho educativo. “Esse material é uma ferramenta essencial para envolver as escolas e os estudantes, oferecendo conhecimento para que eles se tornem corresponsáveis pela própria saúde e atuem na prevenção de doenças.”

O agente de endemias Anderson Sara, de Cruzeiro do Sul, destacou o impacto direto do aprendizado das crianças em casa. “Quando as crianças aprendem sobre o mosquito, elas levam esse conhecimento para casa, estimulando toda a família a combater o vetor. Esse conhecimento não para na escola, ele se multiplica na comunidade.”

Com 16 anos de experiência na profissão, a agente de saúde Antônia Clemente também ressalta a importância do evento. “Cada capacitação traz um aprendizado maior, fortalecendo nosso trabalho com as famílias. A informação é o melhor remédio para reduzir os casos de dengue e salvar vidas na nossa comunidade”, comentou Antônia.

Com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Acre, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), da Secretaria de Educação (SEE) e das prefeituras dos 10 municípios participantes, o projeto reforça que a união de esforços é essencial para reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti e promover uma saúde pública de qualidade.

Assessoria

Sair da versão mobile