Um homem de 53 anos sobreviveu a um ataque de tubarão enquanto pescava nas Bahamas. Eddie Jarmakowicz sofreu ferimentos graves na mão esquerda e precisou ser levado de avião para um hospital na Flórida (EUA), onde passou por uma cirurgia de emergência, que durou mais de quatro horas.
Durante um mergulho a 6 metros de profundidade, ele foi atacado por um tubarão de cerca de 1,80 metro. Em entrevista a uma TV local, Eddie informou que o caso foi assustador. “Meu punho estava pendurado e eu podia ver a carne exposta”, disse ele. O ataque aconteceu enquanto ele tentava recuperar um pargo que havia acabado de fisgar.
“Eu puxei o peixe para perto da minha mão e, de repente, algo bateu. Acredito que minha mão entrou totalmente na boca do tubarão pelos cortes que iam até o antebraço”, relatou.
Leia também
-
Austrália: surfista viu tubarão e gritou antes de ataque: “Não morda”
-
Susto: homem dá de cara com tubarão ao pular no mar. Vídeo
-
Surfista é morto após ataque de tubarão em praia na Austrália
-
Surfista escapa de ataque de tubarão na Austrália; prancha foi mordida
Sobrevivência
Após o ataque e ferido gravemente, Eddie conseguiu voltar para o barco com a ajuda dos amigos, mas já tinha perdido quase um litro de sangue. Um torniquete improvisado manteve sua mão sob controle até ele ser levado de avião para o hospital em Fort Pierce.
“Ele tinha uma lesão gravíssima, com músculos expostos e vários tendões atingidos. Consegui ver até o osso do antebraço”, explicou a cirurgiã de trauma Aleta Paschal. Eddie precisou reparar oito tendões.
Apesar do susto e da gravidade dos ferimentos, o pescador recebeu alta no dia seguinte. Ele agora terá meses de fisioterapia, mas os médicos consideram um verdadeiro milagre que ele tenha sobrevivido e ainda consiga mover os dedos.
Mesmo após o trauma, Eddie não pensa em se afastar do mar. “Para mim, estar na água é estar em contato com a natureza, com a criação de Deus. É lindo, relaxante e calmante, apesar da minha aventura mais recente”, afirma.