Uma tendência fitness está ganhando força na internet: a modalidade quadrobics, com pessoas que se exercitam agachadas, imitando os movimentos de animais quadrúpedes. Apesar de não exigir equipamentos, em alguns casos, a prática envolve também adereços inspirados em animais, como máscaras, luvas e rabos.
Vem saber mais detalhes!
Entre os adeptos do quadrobics, há quem opte por adereços como máscaras e outros acessórios, inspirados em detalhes de animais
Quadrobics, therians ou furry: o que é cada um
Os adeptos do quadrobics não se consideram parte do nicho furry, que são pessoas que se vestem e agem como bichos antropomorfizados. Por outro lado, uma parte deles se identifica como “não-humanos”, ou “therians”. No TikTok, a tag #Quadrobics já soma mais de 406 mil publicações e, em muitos casos, os praticantes que publicam vídeos sobre a temática são adolescentes, assim como no Instagram.
Leia também
-
Chupeta, Labubu e mais: 5 itens da moda que resgatam a infância
-
Adultos com chupeta: dentista alerta sobre riscos à saúde bucal
-
Chupetas viram acessório tendência para alívio do estresse nos jovens
-
Labubus “invadem” a arte e viram quadro de Romero Britto; confira
Em entrevista ao New York Post, pessoas que praticam afirmaram encontrar nessa modalidade de atividade física uma forma diferente de exercitar o corpo, alinhada com o que chamam de “movimentos primitivos”. Elas garantem que sentem resultados, como o aumento da força, perda de peso e definição do abdômen, e também afirmam que a prática não tem conotações sexuais envolvidas.
A documentarista Alexia Kraft de la Saulx (@alexias.films) é entusiasta da prática de quadrobics
Exemplo de máscara usada na modalidade de atividade física, comercializada na loja on-line de uma das principais adeptas no TikTok, do perfil @wild.soleil
Em muitos casos, as pessoas que publicam conteúdos sobre a prática são adolescentes, como em parte das fotos que ilustram esta matéria
O que diz um personal trainer
Segundo Jarrod Nobbe, personal trainer e técnico nacional da USA Weightlifting, ao NYP, a prática de quadrobics ajuda a ativar constantemente “os abdominais, os oblíquos e os estabilizadores profundos (como o transverso do abdômen) para sustentar a coluna e manter o equilíbrio”.
Ao The Post, ele detalhou que “seus ombros, peito, dorsais, glúteos e quadríceps também são bastante trabalhados. Como o movimento é dinâmico e constante, ele também eleva sua frequência cardíaca e auxilia na perda de gordura”.
O treinador comentou ainda que a prática pode aumentar a consciência corporal e funcionar de forma lúdica. “Movimentos primitivos, fluxo animal e práticas similares estão ganhando força porque as pessoas estão desejando maneiras mais funcionais, holísticas e divertidas de se movimentar”, acrescentou Nobbe. Será que essa moda pega no Brasil também?